Política

TEN-CORONEL PM GERALDO RAMOS É AGRACIADO COM A MEDALHA ZUMBI NA CMS

Iniciativa do vereador Mauricio Trindade (PP), que presidiu a sessão.
Tasso Franco ,  Salvador | 28/11/2023 às 09:49
Ten-coronel Geraldo Ramos e familia
Foto: Reginaldo Ipê
  A Medalha Zumbi dos Palmares, concedida pela Câmara Municipal de Salvador a pessoas com destacada atuação contra o racismo, foi entregue ao tenente-coronel Geraldo Ramos, na manhã de quarta-feira (22), no Plenário Cosme de Farias. A homenagem foi uma iniciativa do vereador Mauricio Trindade (PP), que presidiu a sessão.

A comenda é dedicada a pessoas físicas ou jurídicas que se destacaram no combate à discriminação ou preconceito racial, bem como na defesa dos princípios fundamentais do cidadão e na defesa da vida, como explica o vereador. 

Maurício Trindade deixou claro para os presentes que, apesar de ser uma outorga de sua autoria, a homenagem ao tenente-coronel Ramos foi aprovada por unanimidade pelos vereadores, o que reforça o merecimento da medalha. “Ramos tem uma história de vida belíssima e poder reconhecer isto em  forma de homenagem é um privilégio pra mim como parlamentar e pra toda a Câmara de Salvador”, comentou o vereador.

Consciência Negra

Maurício Trindade explicou também a escolha da data da homenagem: “O mês de Novembro marca nosso país pelo Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20. Então, considero que é importante que muitas ações afirmativas sejam feitas em novembro, mas penso também que o combate ao racismo e a toda forma de preconceito deve ser diário e é justamente o que faz o nosso querido tenente-coronel”.

Numa cerimônia marcada pela presença de diversos oficiais da Polícia Militar da Bahia, da Força Invicta, representada pelo capitão PM Igor Rocha e outras autoridades da cidade, a Câmara de Salvador reconheceu o trabalho de seu mais novo comendador, o tenente-coronel Ramos, como o homenageado é conhecido por sua corporação e por todos aqueles com quem convive.

Emocionado, o tenente-coronel Ramos agradeceu a homenagem da Câmara de Salvador, falou sobre os exemplos da sua mãe e destacou também o papel de todos aqueles que contribuíram para que ele chegasse até ali, a exemplo de uma professora de infância, que o ajudou num curso de preparação para ingressar no Colégio da Polícia Militar da Bahia: “Eu só tenho a agradecer a todos que me ajudaram nessa trajetória”, disse.