Política

NÚMEROS COMPROVAM QUE EM 10 ANOS A VIOLÊNCIA NA BAHIA PIORA, DIZ NETO

Nova edição da pesquisa mostra que Bahia mantém liderança do ranking de homicídios; pré-candidato diz que governos petistas perderam a guerra para o crime
Da Redação ,  Salvador | 30/06/2022 às 05:23
ACM NETO com o deputado estadual Robinho
Foto: DIV


O pré-candidato a governador ACM Neto (União Brasil) reagiu nesta quarta-feira (29) aos dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgados nesta terça-feira (28), que apontam a Bahia novamente como líder nacional de homicídios em 2021. Para ele, “esta é mais uma demonstração clara da situação grave que a Bahia vive hoje, o governo do estado perdeu a guerra para a violência e a fratura está exposta mais uma vez para todo o Brasil”, enfatizou, durante evento em Nova Viçosa, no Extremo Sul, onde foi recebido pela prefeita Luciana Machado (PP).

ACM Neto questionou as ações do governo na área de segurança pública, já que desde 2011 o anuário aponta a Bahia como o estado mais violento do país. “A pergunta que faço a vocês é: será que em dez anos as coisas melhoraram ou pioraram? Estão aí os números comprovando a sensação dos baianos: só fizeram piorar”, disse o pré-candidato em discurso no ato político.

Os dados, divulgados nacionalmente pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, apontam que a Bahia registrou mais de 6,7 mil mortes violentas em 2021, a maioria delas por homicídio. O Anuário Brasileiro de Segurança Pública mostra, por exemplo, que o estado teve dois mil homicídios a mais no ano passado do que o Rio de Janeiro. O

A Bahia, inclusive, registrou um aumento no número de mortes em relação a 2020, quando foram contabilizadas 6,6 mil ocorrências. Em todo o país, houve uma redução de 6% no mesmo período. Entre os estados do Nordeste, somente Bahia e Piauí tiveram crescimento no número de mortes.

“Em dez anos, eles precisavam, ao contrário, ter dado à Bahia tranquilidade, segurança, paz para os cidadãos de bem. Eles precisavam dar condições das pessoas viverem ao lado dos seus familiares, dos seus amigos, sem medo da violência. Mas hoje, infelizmente, essa não é a realidade do estado da Bahia. E agora, mais uma vez, estão aí pedindo uma oportunidade para continuar por mais tempo ainda comandando o nosso estado”, ressaltou Neto.

“Essa é uma notícia que dói no nosso coração, que aperta a nossa alma. E, como disse a prefeita Luciana, o que a Bahia precisa é voltar a sonhar. E eu digo: a Bahia precisa voltar a sonhar com um governador que se revolte com essa violência, que não aceite, que fique indignado. Voltar a sonhar com um estado que respeite as vidas das pessoas, com um estado que coloque bandido na cadeia, que é onde o bandido tem que estar”, completou.

Em Nova Viçosa, além da prefeita Luciana, Neto e o pré-candidato a senador Cacá Leão (PP) foram recebidos pelo deputado estadual Robinho (PP) e pelo deputado federal Elmar Nascimento (União Brasil), e lideranças regionais, como o prefeito Robertinho (União Brasil), de Mucuri.

Agenda
Nesta quinta-feira (30), Neto segue no Extremo Sul visitando quatro cidades. A agenda começa em Guaratinga, continua em Jucuruçu, Vereda e será finaliza em Porto Seguro. Na sexta, três municípios terão a presença de ACM Neto: Ibirapuã, Mucuri e Eunápolis, onde o pré-candidato participará dos festejos de São Pedro ao lado da prefeita Cordélia Torres (União Brasil).