Política

TE DEUM MARCA INÍCIO DE FESTEJOS DA INDEPENDÊNCIA DA BAHIA, 2 DE JULHO

Foi uma guerra de cerco que expulsou os portugueses da Bahia com poucas lutas
Tasso Franco , da reda��o em Salvador | 29/06/2022 às 14:17
Te Deum
Foto: FGM
  MIUDINHAS GLOBAIS:

1. As comemorações pelo 2 de Julho, Independência do Brasil na Bahia, homenageiam o movimento e resistência popular, revelando a força do povo baiano. Abrindo os festejos cívicos, a Prefeitura de Salvador, por meio da Fundação Gregório de Mattos (FGM), celebram à 199ª edição com o tema “A construção da nossa história”, idealizado por Ray Vianna, artista plástico escolhido este ano para contar essa história, dando vida e cor às ruas da cidade.

2. A programação tem início amanhã, quinta-feira (30), a partir das 07h30, com a saída do Fogo Simbólico da cidade de Cachoeira, com previsão de chegada em Salvador, no Largo de Pirajá, na sexta-feira (1º), às 16h.

3. E, como parte litúrgica das comemorações, a tradicional cerimônia do Te Deum acontecerá, na sexta-feira (1º), às 09h, na Igreja Rosário dos Pretos, presidida pelo Cardeal Dom Sergio da Rocha, e contará com a presença de autoridades civis e militares, ao som do Coral da Irmandade do Senhor do Bonfim, regido pelo Maestro Francisco Rufino.

4. Para o Maestro Rufino, “é uma felicidade reger o coral no Te Deum há mais de trinta anos. Depois de dois anos de pandemia, a alegria é ainda maior. A saudade estava enorme. Então, vamos fazer uma festa muito bonita! Agradecer a Deus por esse acontecimento tão marcante, não só para os baianos, como para os brasileiros. Porque aqui houve derramamento de sangue, a consolidação da independência do Brasil. Estou muito feliz de, mais uma vez, participar da festa de independência do Brasil, na Bahia”.

5. O repertório para este ano de retomada, “foi preparado com muito carinho e amanhã, dia 30, nós vamos fazer mais um ensaio, na Praça da Igreja do Bonfim, para fazer uma festa bonita, porque é uma honra participar do Dois de Julho. Esperamos que muitas pessoas estejam lá presentes para reverenciar os heróis da independência, aqueles que lutaram para que nós tivéssemos a liberdade que temos hoje. Vamos fazer uma festa muito bonita para comemorar esses 199 anos de independência!”, fala com emoção, o maestro.

6. Te Deum - A cerimônia faz referência ao hino tradicional da liturgia católica, geralmente cantado em eventos solenes e sempre às vésperas da celebração da Independência da Bahia. Este hino foi composto por Santo Ambrósio e Santo Agostinho, no ano de 387, em Miçao, por ocasião do batismo de Santo Agostinho. Logo na primeira estrofe é proclamado: "A Ti, Deus, louvamos, a Ti, Deus, cantamos. A ti, Eterno Pai, adora toda a terra".

7. No sábado (02), acontece o cortejo cívico, a partir das 06h, a alvorada com queima de fogos no Largo da Lapinha, contando com a participação popular, percorrendo as ruas da Lapinha até o Campo Grande, relembrando e recontando a trajetória dessa vitória que tanto orgulha os baianos e que, a cada ano, é mais reconhecida pelo Brasil.

8. A programação completa está disponível no site da FGM www.fgm.salvador.ba.gov.br
                                                                                                         *****
9. Salvador prossegue com o desenvolvimento do Projeto Orla, iniciativa realizada em parceria entre o governo federal e a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), entre outros órgãos municipais. Até esta quarta-feira (29), representantes dos ministérios do Turismo, da Economia, do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Regional, assim como do Município, se reúnem em oficinas virtuais para debater etapas e metodologia do projeto, bem como a aplicação dele em território municipal. 

10. A população pode acompanhar ao vivo a transmissão, que acontece sempre às 19h, ou acessar as gravações no canal da Secult Salvador, no YouTube (www. youtube. com/c/ SecultSalvador).

11. A atividade visa a elaboração do Plano de Gestão Integrada da Orla Marítima (PGI) da cidade, que contemplará ações de mitigação a danos ambientais, desenvolvimento sustentável, além de melhoria dos serviços de infraestrutura, de educação ambiental, sinalização das praias, balneabilidade, fluxo turístico, dentre outras medidas.

12. O Projeto Orla Salvador tem como objetivo contribuir para a aplicação de diretrizes de disciplinamento de uso e ocupação de espaços litorâneos, a fim de estabelecer condições para uma gestão melhorada.  A ideia é que haja qualificação ambiental e urbanística desses territórios para desenvolvimento social e econômico da cidade.

13. Na capital baiana, a iniciativa contemplará inicialmente três áreas, denominadas Unidades de Paisagens (UPs). A primeira, entre Ipitanga a Jardim dos Namorados; a segunda, do Farol da Barra ao Terminal Marítimo de Salvador, e a terceira, na Praia de Nossa Senhora de Guadalupe, em Ilha dos Frades.

14. “É uma grande alegria estarmos entre as dez cidades escolhidas para integrar o Plano de Gestão da nossa orla. Esse é um passo importante para uma cidade que tem no turismo uma de suas grandezas para as atividades econômicas. Com essa união de esforços, teremos um trabalho de bastante qualidade para definir as ações que serão implementadas, utilizando critérios de ESG (práticas ambientais, sociais e de governança)”, destaca o subsecretário da Secult, Érico Mendonça.

15. Salvador foi selecionada após edital do projeto “Brasil, essa é a nossa praia!”, que busca qualificação de destinos turísticos através do ordenamento dos municípios. A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) conta com uma equipe de facilitadores para operacionalização da iniciativa. As outras cidades contempladas são Natal (RN), Angra dos Reis (RJ), Cabo Frio (RJ), Paraty (RJ), Vila Velha (ES), Cruz (CE), Barreirinhas (MA), São Sebastião (SP) e Imbé (RS).

16. A primeira etapa da elaboração do Projeto Orla em Salvador teve início em maio, com a visita técnica de facilitadores nas Unidades de Planejamento. Outras oficinas, com participação de representantes dos setores públicos e privados, além da sociedade civil e população em geral, estão previstas para os dias 11 a 16 de julho, 16 a 18 de agosto, e 13 a 15 de setembro. Por fim, uma audiência pública acontecerá em 2 fevereiro de 2023 para validação do PGI da orla de Salvador.

17. O 2º Encontro Estadual de Economia Solidária acontece nesta quinta-feira (30), a partir das 9h, no auditório do Grand Hotel Stella Mares, em Salvador. O evento, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), tem como público-alvo empreendimentos econômicos solidários dos 27 territórios de identidade da Bahia, entidades e órgãos parceiros da política pública do setor. 

18. O titular da Setre, Davidson Magalhães, destaca que a economia solidária contribui na redução das desigualdades sociais. “A consolidação de diretrizes estratégicas e a mobilização em prol do desenvolvimento do segmento em nosso estado é um instrumento político social na construção de práticas emancipatórias, voltadas para inclusão social, distribuição de renda e superação da extrema pobreza”, afirma.

19. A programação do evento inclui posse da coordenação da Frente Parlamentar de Economia Solidária da Assembleia Legislativa da Bahia e mesa de debate sobre a economia solidária na atual conjuntura. 

20. Além disso, haverá o lançamento da Carta de Economia Solidária, documento que será entregue ao governador Rui Costa com propostas de ações para o fortalecimento do setor na perspectiva do desenvolvimento local sustentável nos territórios de identidade da Bahia e formulação de uma agenda política da Ecosol no estado.