Política

COM A CRIAÇÃO DO UNIÃO BRASIL, NETO SE LIVRA DE UMA VEZ DE BOLSONARO

Se Bolsonaro se filiar ao PP quem terá que se livrar dele é Rui Costa cujo vice é João Leão, do PP
Tasso Franco , da redação em Salvador | 06/10/2021 às 17:18
ACM Neto é pré-candidato a governador da Bahia
Foto: REP
   DEM e do PSL realizam nesta quarta-feira (6) uma convenção conjunta para confirmar sua fusão, que dará origem a um novo partido, batizado de União Brasil (44). O procedimento precisa ser homologado pelo Tribunal Superior Eleitoral, e a expectativa dos dirigentes é de que no início de 2022 eles já estejam formalmente juntos para disputar as eleições.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda precisa aprovar a nova sigla. A cúpula do DEM crê que o processo de fusão leve três meses para ser analisado pelos ministros.

A expectativa, segundo o presidente nacional do DEM, ACM Neto, é de que a fusão leve á formação da maior legenda do país. Entretanto, o processo deve levar à saída de vários filiados dos dois partidos, inclusive congressistas.

Mesmo com baixas nos dois partidos, o União Brasil deve contar com a maior bancada na Câmara dos Deputados. 

COMENTÁRIO DO BJÁ

A criação do União Brasil (44) com possibilidade de lançar um candidato a presidência da República (ou apoiar uma terceira força, em bloco) livrará ACM Neto de Jair Bolsonaro. O petismo na Bahia costuma associar ACM Neto a Bolsonaro ou ao menor alinhar os dois num mesmo segmento político. Com a criação do União Brasil (44) isso não existirá mais. A questão, agora, é saber quem será o nome que o União Brasil lançará a presidente e se terá força política para eleger uma grandes bancada, em 2022.