Política

NÚMERO DE INFECTADOS ATIVOS PELA COVID NA BAHIA VOLTA A CRESCER: 2.573

Média de mortes no Brasil também voltou a crescer
Tasso Franco , da redação em Salvador | 22/09/2021 às 20:23
Vacinação segue
Foto: DIV
   MIUDINHAS GLOBAIS:

1. Na Bahia, nas últimas 48 horas, foram registrados 1.057 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,09%) e 809 recuperados (+0,07%). O boletim epidemiológico desta quarta-feira (22) também registra 7 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. Dos 1.230.257 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.200.896 já são considerados recuperados, 2.573 encontram-se ativos e 26.788 tiveram óbito confirmado. 

2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.530.520 casos descartados e 236.019 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quarta-feira. Na Bahia, 52.006 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

3. Com 9.698.519 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose ou dose única, a Bahia já vacinou 76,17% da população com 12 anos ou mais, estimada em 12.732.254. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas.

4. Devido a uma instabilidade na plataforma e-SUS Notifica, do Ministério da Saúde, que realiza o registro dos casos ambulatoriais da Covid-19 no Brasil, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) foi impossibilitada de divulgar o boletim epidemiológico desta terça-feira (21). Essa é uma falha recorrente desde o lançamento da nova versão em 8 de setembro de 2021.

5. O Brasil registrou nesta quarta-feira (22) 839 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, com o total de óbitos chegando a 592.357 desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias ficou em 531. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de +16% e aponta tendência de alta --voltando a indicar aumento pela primeira vez desde 21 de junho (pouco mais de 3 meses).

6. A alta se explica em parte porque o comparativo atual é com a média de mortes do dia 9 de setembro, logo após o feriado estendido, quando os registros de óbitos foram menores devido a equipes reduzidas no feriado.

7. Os números estão no novo levantamento do consórcio de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia de coronavírus no Brasil, consolidados às 20h desta quarta. O balanço é feito a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.
                                           ******
8. No próximo fim de semana, Lauro de Freitas vai sediar uma iniciativa para diagnóstico e prevenção das ISTs, HIV e aids. A ação, proposta pelo do Grupo de Apoio à Prevenção à Aids da Bahia (GAPA) em parceria com o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e Unicef, disponibilizará stands no sábado (25), no Pé do Oiti, no Centro, das 10h às 14h, e no domingo (26), no mesmo horário, no Largo do Caranguejo, na Itinga.

9. De acordo com o coordenador do CTA, Djair de Deus, a proposta levará a estes locais estratégicos e de grande fluxo de pessoas, testagem rápidas, orientações sobre a profilaxia pré e pós exposição ao HIV, distribuição de preservativos femininos e masculinos, lubrificantes e autoteste para diagnóstico do HIV. 

10. “O autoteste para o HIV tem 99% de chance de um resultado confiável. Mesmo assim, caso o resultado seja reagente, é preciso realizar um teste confirmatório. Daremos todas as orientações durante a ação”, disse.

11. Em Lauro de Freitas, pessoas com diagnóstico positivo para ISTs e HIV são acompanhadas periodicamente pelo CTA. A unidade localizada na Avenida Bispo Renato Cunha, oferece atendimento médico especializado com equipe multidisciplinar.

12. Quem utiliza o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas terá mais uma facilidade. É que o cadastro do cartão para acesso nas plataformas já pode ser feito por aplicativo de celular, dando praticidade e segurança ao cliente. O cadastro pelo celular está disponível para qualquer aparelho do sistema operacional Android, de forma totalmente gratuita, pelo aplicativo Quicko. 

13. É só baixar o aplicativo na loja do seu aparelho e cadastrar o cartão com o nome e o CPF do cliente que vai utilizá-lo. Essa prática é importante para que o valor usado para adquirir o cartão seja reembolsado em créditos e também para que a pessoa tenha a opção de bloquear o cartão e resgatar os créditos em caso de perda ou roubo.

14. O Quicko app ajuda as pessoas a encontrar a melhor forma de chegar ao seu destino. Para isso, você pode dizer para onde quer ir e escolher entre as diversas opções, podendo combinar transporte público com bicicletas compartilhadas, táxis ou carros de aplicativo. O aplicativo sugere a melhor a jornada, pra você não se perder ao longo do trajeto. 

15. A Quicko também te mostra no mapa os endereços das estações de Metrô, pontos de ônibus, bicicletas compartilhadas e muito mais. A parceria com a CCR Metrô Bahia permite que os usuários do app façam a compra de crédito diretamente pelo celular, inclusive fazendo o pagamento por Pix, formato recém lançado. Todos os serviços do app são gratuitos, não há cobrança de taxa por nenhum deles.

16. Mão erguida, gestos firmes, um apito longo, a fila de carros anda, o trânsito flui e a cidade segue seu funcionamento. Essa é a rotina do agente de trânsito, que tem seu dia comemorado nesta quinta-feira, 23 de setembro.

17. Há 22 anos vestindo a farda e cuidando do trânsito da capital baiana, Reginaldo Patrocínio, 57 anos, viu muita coisa. Nem sempre boas, no exercício da profissão cujos desafios são diários. Mas como agente de trânsito, ele diz que está sempre pronto a orientar e ajudar, em vez de punir, encarando a realidade com otimismo.

18. “Acredito que a relação com o motorista mudou para melhor. No princípio, havia grande dificuldade no trato com o cidadão e na receptividade deles conosco. Com o tempo, condutores, pedestres e ciclistas passaram a nos entender melhor e vice-versa”, avaliou.

19. Patrocínio acredita que hoje há melhor diálogo e convivência, pois existe mais respeito dos dois lados. “Tem sido uma grande experiência e um aprendizado diário atuar no trânsito de Salvador. O agente está no trânsito para ajudar e educar, não para punir. De nossa parte é preciso saber agir, seja com rigor, seja orientando da forma correta”, destaca o agente.

20. Segundo a Transalvador, atualmente existem cerca de 600 agentes na ativa, cumprindo o papel de preservar a segurança viária, ordenar o trânsito, orientar os condutores, pedestres, ciclistas e todos que compõem o trânsito.