sexta-feira, 15 de outubro de 2021
Política

SALVADOR SUSPENDE VACINAÇÃO DA TURMA 12 A 17 E SÓ VACINA A PARTIR 18

Bahia segue com 2.169 infectados pela Covid
Tasso Franco , da redação em Salvador | 16/09/2021 às 20:41
Veja mudanças na vacinação
Foto: Otávio Santos
    MIUDINHAS GLOBAIS:

1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 458 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,04%) e 399 recuperados (+0,03%). O boletim epidemiológico desta quinta-feira (16) também registra 23 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. Dos 1.227.870 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.198.989 já são considerados recuperados, 2.169 encontram-se ativos e 26.712 tiveram óbito confirmado. 

2. Os dados ainda podem sofrer alterações devido a instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas.

3. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.522.497 casos descartados e 233.796 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quinta-feira. Na Bahia, 51.962 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. 

4. Com 9.473.639 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose ou dose única, a Bahia já vacinou 85,45% da população adulta (18 anos ou mais), estimada em 11.087.169. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas.
                                                 *****
5. Chegaram na manhã desta quinta-feira (16), 166.140 doses de vacinas da Pfizer/BioNtech enviadas a Bahia pelo Ministério da Saúde. A carga pousou no aeroporto de Salvador, às 9h35. Pela tarde, a Bahia receberá uma nova remessa com 95.250 doses da vacina Oxford/AstraZeneca, prevista para às 14h15. Ao todo, a Bahia receberá 261.390 doses nesta quinta.

6. Com esta nova carga, a Bahia chegará ao total de 18.231.508 doses de vacinas recebidas, sendo 6.793.918 da Sinovac/Coronavac; 6.846.830 da Oxford/AstraZeneca; 4.329.660 da Pfizer e 261.100 da Janssen.

7. O governador Rui Costa esteve em Feira de Santana, nesta quarta-feira (15), para inaugurar uma Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba). Durante o evento, Rui anunciou mais R$ 148 milhões em investimentos para a modernização de 15 escolas e construção de um complexo poliesportivo, além de obras de ampliação do Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA) do município, reforma do Complexo Policial Investigador Bandeira e ampliação do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA).

8. “Nunca se investiu tanto em Feira de Santana como em nosso governo. Muitos que diziam que amavam Feira de Santana, na prática amavam da boca para fora, porque quem ama, cuida. Quem ama, prioriza. E é o que estamos fazendo em Feira de Santana em água, esgoto, saúde e educação”, afirmou Rui.

9. Com área de 605 metros quadrados, a nova UCT da Hemoba recebeu um investimento de R$ 3,3 milhões, entre obras e equipamentos. Localizada na Avenida Presidente Dutra, a unidade é climatizada, possui gerador para os equipamentos e salas de captação de doadores; triagem hematológica e clínica; coleta; posto de enfermagem; coordenação médica e de enfermagem, além de ambientes de apoio administrativo e de recepção dos pacientes. 

10. O horário de funcionamento será das 8h às 17h, para doadores, e durante as 24 horas para atendimento de expedição e preparo de bolsas para transfusão.
                                                  *****
11. Nesta sexta-feira (17), a campanha de vacinação contra a Covid-19 seguirá com a repescagem para pessoas com 18 anos ou mais, que ainda não tomaram a primeira dose na cidade. Já a aplicação do imunizante para adolescentes sem comorbidades segue suspensa, seguindo a orientação técnica do Ministério da Saúde.

12. As Prefeituras-Bairro da cidade estão disponibilizando as doses da vacina contra Covid-19 exclusivamente para as pessoas com 18 anos ou mais que agendarem o serviço de atualização cadastral do cartão SUS. A medida visa otimizar a imunização dos indivíduos que emitem a 1ª via ou realizam a transferência de domicílio do documento.

13. Também segue normalmente a vacinação de gestantes e puérperas com 12 anos ou mais, bem como os jovens de 12 a 17 anos com comorbidades ou deficiência permanente previamente cadastradas no portal da Saúde. Todos os públicos para a primeira dose devem, antes de comparecer aos postos, verificar se o nome está habilitado para vacinação, no site www. saude. salvador. ba. gov. br .

14. Para os indivíduos que tomaram a 1ª dose em outros municípios, a SMS continua com o fluxo de realizar a solicitação da 2ª dose através do cadastro na Ouvidoria da Saúde. A liberação da imunização dessas pessoas está sendo feito de forma gradativa.

15. Os cidadãos que estão na mesma situação citada e que ainda não fizeram o cadastro na ouvidoria devem fazê-lo através do site www.saude.salvador.ba.gov.br/fale-com-a-ouvidoria/, informando os seguintes dados: nome completo; CPF; data da 1ª dose e do aprazamento da 2ª dose; nome da vacina; local em que tomou a primeira e telefone de contato. 

16. Após esta etapa, é necessário aguardar contato da SMS informando dia e local do fechamento do esquema vacinal. Aqueles que já fizeram o cadastro, mas ainda não receberam contato da Ouvidoria da Saúde, devem aguardar a comunicação para o agendamento.

17. A aplicação da segunda dose da Oxford, Pfizer e CoronaVac também segue normal. Já os idosos com 70 anos ou mais, que tomaram a 2ª dose até o dia 27 de março de 2021, podem comparecer aos postos para o recebimento da 3ª dose. O nome dessas pessoas também precisa constar no site da SMS.

18. Quem completou o esquema vacinal em casa, através do serviço do Vacina Express, não precisa fazer nova solicitação, uma vez que a administração da terceira dose acontecerá automaticamente. As equipes volantes também seguirão visitando as Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI) para imunizar esse público.

19. Estão em reta final as inscrições para o segundo edital do Partiu Estágio, com vagas exclusivas para a Secretaria da Educação (SEC). São 2.653 oportunidades de estágio para universitários baianos de 67 cursos, entre eles Administração (541), Matemática (393), Informática (279), Língua Portuguesa (261), Educação Física (137), Física (134), Biologia (132) e Química (107), com maior oferta de vagas. A lista completa pode ser consultada no site da Secretaria da Administração (www.saeb.ba.gov.br).

20. O prazo para garantir participação neste edital termina na quarta-feira, 22 de setembro. As inscrições são feitas pela internet, na página oficial do programa: www.programaestagio.saeb.ba.gov.br. Podem se candidatar universitários regularmente matriculados em cursos de licenciatura ou bacharelado, ministrados por instituições de ensino superior com sede ou pólo de ensino na Bahia - federais, estaduais ou privadas - nas modalidades presencial ou EAD.

21. As oportunidades de estágio estão distribuídas entre a capital e mais 59 municípios do interior. O objetivo é fomentar o acesso a oportunidades de aprendizagem para estudantes baianos. Estudantes de cursos presenciais poderão se candidatar a vagas ofertadas na cidade onde reside ou estuda; já quem está cursando graduação ou bacharelado EAD, deve se inscrever para vagas ofertadas na cidade onde mora. É importante que o candidato consulte o edital para verificar a disponibilidade.