Rui disse que os atuais colégios ficaram defasados
Tasso Franco , da redação em Salvador |
14/09/2021 às 09:34
Governador durante inauguração da Policlínica
Foto: SECOM
O governador Rui Costa (PT) durante sua fala na inauguração da Policlínica de Serrinha, ontem, disse que a Secretaria de Educação do Estado vai fechar os colégios Rubem Nogueira e Estadual Normal de Serrinha (antiga Escola Normal) assim que concluir um novo colégio, um amplo colégio de ensino fundamental e segundo grau ainda em sua gestão e repassar os prédios do FERN e EN para o município. O segundo mandato de Rui vai até 31 de dezembro de 2022.
As declarações de Rui chocaram a comunidade escolar serrinhense, uma vez que esses colégios são ícones da cultura local, o Rubem Nogueira a completar 70 anos, em 2022, e ao invés da SEC construir um novo colégio deveria requalificar e adaptar as instalações dos atuais que ficam localizados no centro da cidade num bairro que recebeu o nome de Ginásio, em função do Ginásio Estadual de Serrinha, hoje, Colégio Estadual Rubem Nogueira.
Veja o que disse Rui: que Serrinha tem um lugar especial no seu coração - minha mãe nasceu aqui - e se criou em Salvador num orfanato - daí ter uma relação de alma com a cidade - e prometeu uma pavimentação asfáltica - pela Conder - no entorno da policílina.
Em seguida, o governador citou o nome do secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, e disse que a SEC vai ampliar e requalificar o CETEPS e já está olhando um terreno "se possivel ainda este mês" para lançar um edital de construção de uma nova escola estadual de grande porte.
O governador - sem citar os nomes do Rubem Nogueira e da Escola Normal - afirmou que "as escolas daqui do centro serviram durante muitos anos" e hoje estão defasadas e oa prédios serão repassados para o município.
Completou: "A nova escola terá salas amplas de 60 metros com lab moderno, teatro, quadra poliesportiva, ginásio coberto, pistas de atletismo - e será em tempo integral com curso profissionalizantes e áreas culturas - com 24 a 30 salas, 34 salas, e os prédios atuais vão ser passados os municípios para servirem de creches e outros".