Política

TABELANS MASSACARAM 9 HOMENS ATÉ A MORTE NA PROVÍNCIA DE GHAZNI

Com informações das agências europeis
Tasso Franco , da redação em Salvador | 20/08/2021 às 13:55
Talebã numa caminhonete Ford
Foto: AP
  Desde a tomada do poder, no domingo, os talibãs prometeram que haverá "muitas diferenças" na forma como governam em relação ao reinado anterior, entre 1996 e 2001, quando impuseram uma versão ultra-rígida da lei islâmica. Embora mostrem uma imagem mais suave na mídia, os depoimentos no terreno apontam para abusos.

   Por exemplo, de acordo com uma investigação da Anistia no Afeganistão, dos nove homens hazara presos depois que o Taleban assumiu o controle da província de Ghazni no mês passado, seis foram baleados e três foram torturados até a morte. Entre eles, um homem de 63 anos foi severamente espancado e acusado de trabalhar para o governo afegão depois que dinheiro foi encontrado em seu bolso. O Taleban o estrangulou até a morte com seu próprio lenço na cabeça.

   Os combatentes do Taleban massacraram nove homens hazara depois de assumir o controle da província de Ghazni, no Afeganistão, no mês passado, de acordo com uma investigação da Amnistia Internacional.

"Essas mortes provavelmente representam apenas uma pequena fração do número total de mortes infligidas pelo Taleban até o momento, já que o grupo cortou serviços de telefonia móvel em muitas áreas que ocupou recentemente, controlando assim as fotos e vídeos que são compartilhados dessas regiões , ”Disse a Anistia em um comunicado.

"A brutalidade dessas mortes lembra o passado do Taleban e é um indicador assustador do que o regime do Taleban poderia fazer", disse Agnès Callamard, Secretária-Geral da Anistia. Esses assassinatos seletivos são a prova de que as minorias étnicas e religiosas continuam particularmente ameaçadas durante o regime do Taleban no Afeganistão. "