Política

APLB DIZ QUE PROFESSORES DO ESTADO NÃO VOLTAM DIA 26; SEC MANTÉM DATA

No encontro na SEC, ALPB manteve posição de não retornar às aulas até que todos os professores sejam vacinados
Tasso Franco , da redação em Salvador | 24/07/2021 às 11:38
No encontro na SEC, ALPB manteve posição de não retornar às aulas
Foto: APLB
   A direção da APLB-Sindicato foi recebida na tarde desta sexta-feira (23/07) pelo secretários estaduais, Jerônimo Rodrigues (Educação) e Luiz Caetano (Relações Institucionais), para discutir o retorno às aulas presenciais. O encontro marcou a retomada do diálogo entre a APLB e o governo Rui Costa.

Na ocasião, a APLB apresentou ao executivo estadual o posicionamento dos educadores de não retornar à sala de aula no dia 26, até que o ciclo de imunização esteja completo, mantendo o ensino remoto. A entidade cobrou ainda o mapeamento da vacinação em todo o estado da Bahia, solicitado anteriormente pelo sindicato, por meio de ofício, e falou das ameaças do governo de corte de salário e suspensão da bolsa presença.

A gestão ouviu os dirigentes, ficou de analisar as questões e agendou uma nova reunião com a APLB, na próxima quarta-feira (28/07).

“Depois de toda tensão provocada pelo anúncio de que as escolas seriam reabertas, o encontro de hoje foi bastante positivo, no sentido de reabertura do diálogo. A nossa orientação é que os trabalhadores e trabalhadoras em Educação sigam o que foi acordado na nossa última reunião ampliada com a classe. É importante que toda a comunidade escolar participe do “Aulão Pela Cidadana Em Defesa da Vida”, nesta segunda, às 10h, pelo canal do Youtube e página do Facebook do nosso sindicato”, declarou o coordenador geral da APLB, Rui Oliveira.

RUI OLIVEIRA FALA A TARDE

O  encontro FOI realizado na sede da Secretaria Estadual da Educação (SEC), contou com a participação também do secretário de Relações Institucionais, Luiz Caetano.

“Mais uma vez, sentamos com a representação da categoria para dialogar, ouvir e reiterar o nosso compromisso com os educadores e com a aprendizagem dos nossos estudantes”, disse o secretário de Educação, Jerônimo Rodrigues.

Segundo o chefe da pasta, a Comissão Intergestores Bipartite (CIB) da Bahia aprovou, conforme decisão tomada na última quinta, 22, a imediata vacinação contra a Covid-19 para trabalhadores da Educação a partir de 18 anos, desde que estejam na ativa.

Em entrevista ao Portal A TARDE, o coordenador-geral da APLB, Rui Oliveira, informou que está mantida a decisão de manutenção do ensino remoto e só retornar as aulas presenciais após completar o ciclo de imunização. 

“Seria bom que os filhos dos nossos deputados, dos nossos governantes, fossem da escola pública para ver se eles mandariam seus filhos para sala de aula. Como não tem, fica fácil querer mandar os filhos dos outros. Segunda-feira é dia de cidadania. Dia de defesa da vida”, disse o dirigente.

A APLB convocou toda a comunidade escolar para participar de um 'Aulão Pela Cidadania - Em Defesa da Vida', nesta segunda (26), às 10h, no canal do Youtube e da página do Facebook da entidade. 

Já o governo baiano informa que “a segunda fase do ano letivo continuum 2020/21 na rede estadual, que começa na próxima segunda-feira, 26, com estudantes do Ensino Médio das diferentes ofertas e modalidades”.



.