Política

BAHIA SE APROXIMA DE 25.500 MORTES PELA COVID E ATIVOS HOJE SÃO 9.301

Otto diz que vai conversar com PSD sobre a sucessão baiana
Tasso Franco , da redação em Salvador | 23/07/2021 às 19:43
Vacinação em Feira de Santana
Foto: sECOM pmfs
   MIUDINHAS GLOBAIS:

1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.941 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,2%) e 2.001 recuperados (+0,2%). O boletim epidemiológico desta sexta-feira (23) também registra 47 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. Dos 1.182.673 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.147.915 já são considerados recuperados, 9.301 encontram-se ativos e 25.457 tiveram óbito confirmado.

2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.420.780 de casos descartados e 232.378 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta sexta-feira. Na Bahia, 51.287 profissionais de saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

3. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 25.457, representando uma letalidade de 2,15%. Dentre os óbitos, 55,77% ocorreram no sexo masculino e 44,23% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,91% corresponderam a parda, seguidos por branca com 22,51%, preta com 15,30%, amarela com 0,41%, indígena com 0,15% e não há informação em 6,72% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 59,89%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (72,59%).

4. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
                                             *****
5.  Neste sábado, 24, a vacinação contra a Covid-19 será somente da segunda dose, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Caseb I - localizada na rua Japão, S/N, Caseb.  A imunização acontece das 8h às 12h para aqueles que estão no período recomendado.

6. Para dar continuidade a vacinação da primeira dose, o município depende de uma nova remessa, enviada pelo Governo Federal, sem previsão de chegada.

7. Para receber a segunda dose é preciso apresentar a caderneta de vacinação com registro de aplicação da primeira dose, RG, CPF e comprovante de residência no nome da pessoa a ser vacinada, de pai ou mãe ou com alguma comprovação de vínculo. Se for aluguel, um documento de locação.

8. Através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a Prefeitura de Salvador realiza neste sábado, 24, das 8h às 16h, o mutirão da 2ª dose da vacina contra a Covid-19. Todos os pontos de imunização, funcionarão exclusivamente para as pessoas que já tomaram a primeira aplicação (confira a programação abaixo).

9. De acordo com a pasta de saúde, aqueles que estão com a data de reforço da vacina AstraZeneca marcada até o dia 5 de agosto, já podem ir aos pontos para receber a vacina. O mesmo deve ser feito para a segunda dose da CoronaVac, com data de retorno marcada até o dia 25 de julho.

10. Neste sábado, ficará suspensa a aplicação da 1ª dose. A SMS aguarda o envio de um novo lote de imunizantes para continuar ampliando o público vacinado na cidade.

11. 2ª DOSE OXFORD – 8h às 16h. Drive-thrus: Universidade Federal da Bahia – Campus Ondina, Shopping da Bahia, FBDC Brotas, Faculdade Universo, Shopping Bela Vista, Universidade Católica (Pituaçu), Vila Militar (Dendezeiros), Parque de Exposições (Paralela) e Arena Fonte Nova (Nazaré).

12. Pontos fixos: USF Vale do Matatu, FBDC Brotas, USF Santa Luzia, USF Fernando Filgueiras (Cabula VI), USF Resgate, USF Teotônio Vilela II (Fazenda Coutos II), USF Vista Alegre, USF Plataforma, USF Colinas de Periperi, USF Cajazeiras X, Universidade Católica (Pituaçu), USF Pirajá, Clube dos Oficiais da Polícia Militar (Dendezeiros), Parque de Exposições (Paralela), UBS Ramiro de Azevedo (Campo de Pólvora) e USF Vila Nova de Pituaçu.

13. 2ª DOSE CORONAVAC – 8h às 16h. Drive-thrus: Barradão (Canabrava), 5º Centro de Saúde (Barris), Atakadão Atakarejo (Fazenda Coutos) e Centro de Convenções de Salvador (Boca do Rio).

14. Pontos fixos: Barradão (Canabrava), 5º Centro de Saúde (Barris), USF Federação, USF Curralinho, USF Cajazeiras V, Nelson Piauhy Dourado (Águas Claras) e FBDC Cabula.

15. Na euforia da compra da vacina Sputnik do Fundo Soberano da Rússia, o deputado Almeida Robinson Almeida, PT, soltou um release dizendo que o governador Rui deveria se chamar "Rui Sputnik". Só que a vacina deu chabú. Era para chegar em abril e já estamos beirando agosto e nada. E agora, que nome Robinson vai colocar?

16. O senador Otto Alencar disse hoje a um portal que ainda é cedo para falar da sucessão 2022, na Bahia, e que vai conversar com seu grupo político. E mais: que não é ambicioso. O grupo político de Otto é o PSD. Se for pela vontade dos deputados do PSD ele seria candidato a governador. O PT, que é o partido do grupo político do governador Rui, já lançou Wagner; e o PP, de João Leão, já sinalizou Leão, ambos como candidatos a governador.

17. Nesse rolo, se é que podemos dizer que o PSB e o PCdoB integram esse grupão, os comunistas e os socialistas estão calados. A rigor, não têm condições de lançarem nomes a governador (a). O PSB já lançou Lidice da Mata, em 2014, e foi um fiasco. E o PCdoB teria como destaques Alice Portugal e Daniel Almeida, ambos deputados carreiristas de longo curso. E só.

18. Lançar Olivia Santana seria um risco. Ela foi candidata a prefeita da capital, em 2020, e não empolgou o eleitorado. Seu discurso é antigo. Para governadora seria um risco. Então, é esperar pra ver qual a decisão que esses dois partidos vão tomar.

19. Bruno Reis quer fazer eventos em Salvador. Sugestão: voa para o Japão ou manda alguém lá verificar in-loco como os japoneses estão fazendo os Jogos Olímpicos e usando as novas tecnologias. Até camas de papelão descartáveis estão sendo usadas. 

20. Movimentação portuária na Bahia caiu 22% em 2021. O negócio de Rui Costa é abrir policlínicas. O desenvolvimento econômico da Bahia foi relavado a quarto plano. Abrir policlínicas garante voto na urna do povo necessitado.