Veja nota do SinjorBA
Da Redação , Salvador |
26/04/2021 às 17:30
Bolsonaro inaugura duplicação de BR na Bahia
Foto: MI
Em fala na Bahia, hoje, o presidente Jair Bolsonaro disse que "está chegando a hora, pessoal. Está chegando a hora do Brasil dar um novo grito de independência, porque não podemos admitir alguns pseudogovernadores impor a ditadura no meio de vocês, usando do vírus para subjugá-los. Nós tratamos a questão do vírus com muita responsabilidade, mas sempre disse que além do vírus tínhamos que nos preocupar com a questão do desemprego — disse o presidente, durante inauguração de duplicação da BR-101 entre Feira de Santana (BA) e Divisa (SE).
Analítico: Por que criar um partido político no Brasil é uma estratégia que dá certo
Bolsonaro acusou governadores de "destruir empregos" e afirmou que "esse suplício está chegando ao fim" e que "brevemente voltaremos à normalidade":
— Não foi o governo federal que obrigou você a ficar em casa, não foi o governo federal que obrigou você a fechar o comércio, não foi o governo federal que destruiu milhões de empregos. Pode ter certeza, esse suplício está chegando ao fim. Brevemente voltaremos à normalidade, com o apoio de todos.
'Não estiquem a corda'
Depois, em conversa com jornalistas, Bolsonaro foi questionado sobre o eventual uso das Forças Armadas e disse que elas devem "cumprir a lei e a ordem". Em seguida, acusou governadores e prefeitos de não cumprirem a Constituição:
— As Forças Armadas estão aí para cumprir a lei e a ordem e para cumprir integralmente a nossa Constituição. Eu te devolvo a pergunta: estão seguindo o artigo quinto da Constituição ou não? É só você ler dois incisos do artigo quinto e você vê se está sendo respeitado o direito de ir e vir, o direito de a pessoa ter um emprego, ocupar o tempo para exercitar a sua fé. É só ver se isso está sendo respeitado ou não, por decretos de alguns governadores e alguns prefeitos.
SINJORBA
Durante coletiva de imprensa após entrega de uma obra na cidade de Conceição do Jacuípe nesta segunda-feira, 26, o presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido), ofendeu a repórter Driele Veiga, da TV Aratu, após ser questionado sobre uma foto polêmica divulgada durante a semana onde posa ao lado do apresentador Sikêra Jr. segurando uma placa com os dizeres "CPF Cancelado".
Ao ser questionado sobre o episódio, Bolsonaro, que estava em link ao vivo, retrucou a repórter: "Você é idiota? Não tem o que perguntar não?". Em nota, o Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba) condenou o ataque e afirmou que presidente possui "imaturidade e traço autoritário".
"O Sinjorba (Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia) lamenta mais uma vez ter que emitir nota para criticar o comportamento do presidente da República, Jair Bolsonaro. Mas não pode deixar de manifestar seu repúdio ao xingamento proferido por ele contra a jornalista Driele Veiga, da TV Aratu, chamada de “idiota” somente por estar exercendo seu ofício que é entrevistar aquele investido em cargo público", afirma o comunicado assinado pelo presidente da entidade, Moacy Neves.