Ainda segue alto número de mortos pela Covid na Bahia. Hoje, 31
Tasso Franco , da redação em Salvador |
20/01/2021 às 19:39
Dr Carlito, médico mais antigo de Feira, 92 anos Ee Dr Humberto recebem a coronavac
Foto: SECOM PMFSA
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Nas últimas 24 horas, foram registrados 4.991 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,9%) e 4.864 recuperados (+0,9%). Dos 549.315 casos confirmados desde o início da pandemia, 529.058 já são considerados recuperados e 10.529 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.
2. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.
3. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (22,24%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (10.756,27), Itororó (8.944,17), Muniz Ferreira (8.879,01), Conceição do Coité (8.663,60) e Itabuna (8.552,08).
4. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 943.352 casos descartados e 136.001 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quarta-feira (20).
5. Na Bahia, 38.809 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.
6. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 31 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo.
*****
7. Iniciada nesta terça-feira (19), a vacinação contra a Covid-19 no Estado já contabilizou 19.166 doses aplicadas. Esse número corresponde aos dados enviados por 306 municípios até às 14h desta quarta-feira (20). Deste total de imunizados, 17.649 são profissionais de saúde que estão atuando na linha de frente no combate à doença. Outras 1.291 doses foram aplicadas em idosos institucionalizados, 28 em indígenas aldeados e 198 em pessoas com deficiência. Estes dados correspondem as primeiras doses aplicadas.
8. O município de Salvador é o que aplicou um maior número de doses, 4486 no total, seguido de Santo Antônio de Jesus, que já vacinou 1.000 pessoas, Lauro de Freitas (391) e Vitória da Conquista (372). Para ver a lista completa dos municípios que alimentaram a base de dados clique aqui.
******
9. Aos 92 anos, 60 deles dedicados à Medicina, e em plena atividade, o pediatra Carlito Oliveira, foi o primeiro profissional do Hospital da Mulher vacinado contra a Covid-19, na manhã desta quarta-feira, 20.
10. O médico mais idoso em atividade da rede municipal de saúde falou da sua emoção e dos momentos de angústia que enfrentou ao longo dos últimos dez meses de pandemia. "A chegada da vacina nos dá tranquilidade para trabalhar com mais segurança", disse.
11. Para o médico obstetra Humberto Pelegrino, 73, esse é um momento histórico para Feira de Santana. Há 28 anos, ele presta assistência às gestantes no Hospital da Mulher. "Em 2020, enfrentamos o medo de ser contaminados e a preocupação em voltar pra casa após o plantão hospitalar. Mas, ainda assim, não desistimos. Ao receber a primeira dose da vacina, me sinto emocionado por fazer parte dessa história”, contou.
12. O Hospital da Mulher recebeu hoje 100 doses da CoronaVac. "A expectativa é de que, até o final da semana, possamos imunizar 350 funcionários que atuam no Pronto Atendimento, de urgência e emergência, na Enfermagem, no Centro Cirúrgico e na UTI Neonatal”, afirmou a presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, Gilberte Lucas.
13. A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) participou, nesta quarta-feira (20), da abertura da jornada virtual promovida pela União dos Dirigentes Municipais de Educação - sessão Bahia (UNDIME- BA), que segue até o dia 22 de janeiro, com o tema “A Bahia mobilizada entre o cuidar e a garantia do direito de aprender”.
*************
14. O evento, transmitido no canal da UNDIME, no YouTube (https://bityli.com/fNccD), visa proporcionar aos dirigentes municipais de Educação, equipes técnicas das secretarias, gestores escolares e educadores momentos de reflexões, orientações e troca de experiências sobre os caminhos e as possibilidades do trabalho educativo neste contexto da pandemia da Covid-19, tendo como foco a garantia do direito de aprender.
15. O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, ressaltou a importância do cuidado e zelo em prol da Educação. “Este é um momento importante de recepção dos novos secretários e este evento fala de acolher, pois o cuidado e a aprendizagem nunca podem ser colocados como contraditórios.
16. É preciso cuidar das pessoas que fazem a educação, como professores, gestores, secretários e secretárias, para a gente poder continuar fazendo um bom processo de aprendizagem. São duas coisas que andam lado a lado, independentemente de pandemia. Quando se trata das condições de trabalho, remuneração, formação inicial e continuada, tudo isso é um aparato de zelo e preocupação com a Educação. Não existe Educação sem cuidado, amor e desafios”.
17. Em função de uma ação de descontaminação que será realizada nesta quinta-feira (21) no parque da Lagoa dos Dinossauros, no Stiep, o novo espaço não irá abrir no período da manhã. A visitação funcionará de meio-dia até as 17h.
18. A ação, que será executada pela Comando Conjunto da Bahia, atende a uma solicitação da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) e será acompanhada pela Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), que administra o parque. O objetivo da ação é reduzir a probabilidade de contaminação pelo coronavírus entre os visitantes que frequentam o equipamento.
19. O procedimento será executado em toda a área por um efetivo de 15 militares do Grupo de Resposta Nuclear, Biológica, Química, e Radiológica (NBQR), incluindo os 16.470 m² do entorno da lagoa e os espaços de convivência. No local, será utilizado o quaternário de amônia, uma substância de alta eficiência desinfetante, que não prejudica a saúde humana e preserva as superfícies onde é aplicada. A medida garante proteção de até 60 dias contra a Covid-19 e outros agentes contaminantes.
20. A Prefeitura inicia nesta quinta (21), às 8h30min, o terceiro dia de vacinação contra a Covid-19 no Lar Fonte da Fraternidade, na Rua Padre Antônio Vieira, número 85, em Capelinha do São Caetano. O prefeito Bruno Reis estará presente.
21. No total, 17 pessoas serão vacinadas na instituição, que abriga pessoas com deficiência grave. Ao longo do dia, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), fará a vacinação em outros 18 locais, incluindo instituições de longa permanência e unidades de saúde. A meta é imunizar cerca de 4 mil pessoas nesta quinta.
22. Logo depois de iniciar a vacinação, Bruno Reis autoriza o começo das obras de requalificação da Avenida Adhemar de Barros, em Ondina. A solenidade ocorre próximo às Gordinhas, às 9h30.
23. O governador Rui Costa participa nesta quinta-feira (21), às 15h, da troca do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA). Na cerimônia, que será realizada no Departamento de Ensino e Pesquisa do CBMBA, em Simões Filho, o coronel Adson Marchesini assume o comando da corporação, em substituição do coronel Francisco Telles.
24. (FEIRA) Nesta quarta-feira, 20, a vacinação contra a Covid-19 será levada para os profissionais de saúde que atuam em hospitais, policlínicas e UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) da rede pública e privada. Serão no total 16 locais. Haverá também as equipes volantes.
25. A vacinação vai ocorrer nas UPAS (Queimadinha e Mangabeira), nas policlínicas (Tomba, Feira X, Rua Nova, Parque Ipê, George Américo, Humildes e São José) e nos hospitais de Campanha, da Mulher, Unimed, União Médica, São Matheus, no D. Pedro de Alcântara e Incardio.
26. Vale lembrar que, nessa fase, ainda não tem vacina disponível para a população nas unidades de saúde. A vacinação é exclusiva para trabalhadores de saúde, plantonistas de UTI e emergência.