Solenidade de transmissão de cargo aconteceu na Vila Militar do Bonfim com a presença do governador Rui Costa (Com Ascom PMBA)
Tasso Franco , da redação em Salvador |
13/01/2021 às 18:07
Coronel Coutinho assume o comando geral da PM
Foto: PM
O coronel Coutinho assumiu o comando geral da Polícia Militar da Bahia, na manhã desta quarta-feira (13), em solenidade de passagem de comando realizada na Vila Policial Militar do Bonfim (VPMB). Na cerimônia, o coronel Anselmo Brandão passou o cargo ao coronel Coutinho, nomeado na publicação do Diário Oficial do Estado de terça-feira (12).
“Antes de entrar em uma missão é preciso acreditar naquilo pelo que lutamos e eu acredito na segurança pública e no projeto de estado vigente. Precisamos nos unir cada vez mais, com ética, na defesa de princípios e valores, profissionalismo e dedicação à causa policial militar. Firmo o compromisso de dedicação plena a fim de atingirmos juntos os ideais de uma segurança pública cada vez melhor”, declarou o coronel Coutinho, comandante geral da PM.
Em discurso de despedida, o coronel Anselmo Brandão relembrou os feitos em sua trajetória de seis anos no comando da corporação, agradeceu e parabenizou o novo comandante. “Encerro nesta data a minha jornada e três nobres sentimentos me tomam o coração nesse momento, o da realização, do dever cumprido e de gratidão. Parabenizo o coronel Coutinho, desejo sabedoria, boa sorte e muito sucesso na missão”, afirmou o coronel Anselmo Brandão.
Estiveram presentes no evento, o governador da Bahia, Rui Costa, o secretário de Segurança Pública, Ricardo César Mandarino, entre outras autoridades civis e militares. O novo comandante disse durante o evento que "o crime na Bahia não terá trégua"
Na oportunidade, foi realizada a solenidade de inauguração das obras de requalificação da VPMB. A reforma, que visa à modernização, saúde e bem estar do policial militar e da comunidade, contemplou a Guarda da Vila, quadras externas e pavimentação asfáltica, Ambulatório do Hospital da PM, Centro de Reabilitação Profissional e o ginásio poliesportivo. Foi realizada também a inauguração do monumento em homenagem aos 30 anos da mulher na PMBA.
Trajetória profissional
Aspirante a oficial PM da turma 1988, o coronel Paulo José Reis de Azevedo Coutinho é bacharel em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar da Bahia (APM) é bacharel em Direito pela Universidade Católica do Salvador, pós-graduado em Gestão Governamental pela Universidade do Estado da Bahia, especialista em Gestão Estratégica pela APM e especialista em Segurança Pública pela Polícia Militar de Goiás.
Durante trajetória profissional, o coronel Coutinho assumiu diversas funções de destaque na corporação, dentre elas: oficial de Guerra Química do Batalhão de Choque, comandante do 3º Pelotão da Companhia de Ronda Tática Móvel (ROTAMO); subcomandante da Companhia de Operações Especiais; subcomandante do Esquadrão de Motociclistas Águia, subcomandante do 14º BPM/SAJ; chefe da Unidade de Planejamento Operacional do 1º GBM; comandante do Corpo de Alunos do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da PMBA (CFAP); Assistente Militar do vice-governador; comandante do Esquadrão de Motociclistas Águia; comandante do Batalhão de Polícia de Choque; fundador e comandante do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), diretor de Ensino do CFAP e, por último, comandante do Policiamento Regional da Capital Central (CPRCC).