Mais uma mudança na estrutura na Segurança Pública na Bahia
Tasso Franco , da redação em Salvador |
11/01/2021 às 18:29
Paulo Coutinho e Anselmo Brandão
Foto: DIV
Em fala no twitter o governador Rui Costa confirmou hoje o coronel Paulo Coutinho como novo comandante-geral da Polícia Militar da Bahia. Anselmo caiu diante da Operação Faroeste que envolveu o então secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, resultando no seu afastamento por detrerminação do STJ, obrigando o governador a fazer uma substituição radical na cúpula da Segurança.
Nesse contexto, o nome do coronel Anselmo ficou enfraquecido (embora não esteja envolvido na Faroeste) e o governador também resolveu substitui-lo. Na fala do twitter Rui disse: "Agradeço ao trabalho desenvolvido pelo coronel Anselmo Brandão à frente da corporação.Vamos continuar trabalhando para ter uma segurança pública cada vez mais eficiente para o estado".
Coutinho já foi comandante do Batalhão De Operações Policiais Especiais (Bope). Ele também já foi comandante e subcomandante do esquadrão de motociclistas Águia, subcomandante do 14º BPM/SAJ, assistente militar do vice-governador da Bahia, comandante e subcomandante do 3º pelotão da Companhia de Ronda Tática Móvel (Rotamo), chefe da unidade discente do CFAP, oficial de guerra química do Batalhão de Choque e comandante do batalhão de Polícia de Choque, sua última função.
Coutinho é considerado um linha dura.
POSSE NA QUARTA-FEIRA
Em noda da Secom, lê-se que o Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (12) vai trazer a nomeação do novo comandante-geral da Polícia Militar da Bahia (PMBA). A novidade foi anunciada no início da noite desta segunda-feira (11) pelo governador Rui Costa, que utilizou as redes sociais para comunicar que a corporação passará a ser comandada pelo coronel Paulo Coutinho. Ele estava no posto de comandante de policiamento na Região Integrada de Segurança Pública Central, em Salvador.
"Quero agradecer toda a dedicação, trabalho e o empenho do coronel Anselmo Brandão, que comandou a PM nos últimos seis anos. Amanhã [12], será publicada a nomeação e, na quarta [13], faremos a transmissão do cargo. Seguiremos trabalhando firme, trabalhando duro para perseguir e alcançar nossas metas e melhores indicadores para a segurança pública do nosso estado”, comentou Rui.
O pernambucano (natural de Recife) Paulo Coutinho ingressou na Polícia Militar da Bahia em 1986. De lá para cá, passou por diversas companhias e batalhões, comandando, inclusive, o Batalhão de Operações Especiais (Bope). Concluiu cursos de especialização e pós-graduação na área de Segurança Pública.