Nigéria Recebeu Ajuda Estrangeira Para Resgatar Alunos De Katsina - Lai Mohammed. Com informações do Daily Trust.
Tasso Franco , da redação em Salvador |
18/12/2020 às 18:06
Crianças foram sequestradas por gangues de ladrões
Foto: AFP
A libertação de alunos sequestrados de sua escola em Kankara levantou mais questões para os observadores políticos sobre quem realmente levou os alunos.
Um dos estudantes libertados visto em um vídeo supostamente divulgado pelo Boko Haram disse que foi “convencido” por seus sequestradores a falar no vídeo, informou o Punch.
Disseram-lhe para dizer que seus titulares eram o Boko Haram. No vídeo, o menino é visto retransmitindo para a câmera palavras ostensivamente apontadas para ele.
Ele disse que seus sequestradores exigiram o fechamento de todos os grupos de vigilantes e escolas que esperam Islamiyyah.
Ele. na foto abaixo, também no vídeo, diz que as tropas não devem se preocupar em procurá-los porque a gangue que mantém os meninos não pode ser dominada.
Os estudantes sequestrados transmitem as exigências do Boko Haram para dissolver grupos de vigilantes e fechar escolas, exceto Islamiyyah.
Pouco depois de seu retorno na sexta-feira, ele contou sua provação de seis dias - e 343 outros meninos - com seus sequestradores.
“Eu não sei quem eles são, mas eles disseram que eu deveria dizer que são Boko Haram —gang de Abu Shekau”, disse o estudante na Casa do Governo do Estado de Katsina na sexta-feira, logo após o governador Aminu Masari receber os 344 alunos sequestrados.
Homens armados invadiram as instalações da escola na sexta-feira passada e sequestraram mais de 300 alunos após um duelo de armas com a polícia.
O sequestro ocorreu algumas horas depois que o presidente Muhammadu Buhari chegou a Daura, Katsina, para uma visita de uma semana.
O líder de uma facção do Boko Haram, Abubakar Shekau, posteriormente divulgou um vídeo em que assumia a responsabilidade, dizendo que o sequestro era para promover o Islã.
Mas falando na sexta-feira após sua libertação, o adolescente que apareceu em um vídeo supostamente divulgado pelo Boko Haram na quinta-feira, disse “pelo que experimentei, eles (seus captores) não são o Boko Haram”.
“Sinceramente, a gangue de ladrões armados estava com muito medo do que acontecia com os jatos. Eles me designaram para falar diretamente do vídeo para dizer ao governo para parar de enviar o exército e os jatos, se não eles iriam nos matar ”, disse ele à TV.
Os analistas também questionaram a autenticidade do vídeo de “responsabilidade” do Boko Haram, apontando para as diferenças no padrão de voz, a introdução de Shekau e uma série de sutilezas que podem apontar para o locutor ser um impostor.
“Sofremos muito fisicamente, bateram-nos de manhã e à noite. Eles só nos davam comida uma vez por dia e água duas vezes por dia.
MAUREEN ONOCHIE
Oministro da Informação e Cultura, Lai Mohammed, divulgou na sexta-feira que a Nigéria obteve apoio estrangeiro para a libertação dos 344 alunos sequestrados em Kankara, no estado de Katsina.
Os alunos foram libertados na quinta à noite, após seis dias em cativeiro.
O ministro, quando questionado numa conferência de imprensa em Abuja se houve alguma colaboração estrangeira que levou à libertação dos estudantes, disse: “Quanto à colaboração estrangeira, não se esqueça que disse que agradecemos a todos os patriotas nigerianos e todos amigos da Nigéria. ”
O ministro, no entanto, se recusou a fornecer detalhes sobre os indivíduos ou países estrangeiros que apoiaram a Nigéria durante o processo de resgate dos alunos e o tipo de ajuda prestada.
Mohammad também insistiu que nenhum resgate foi pago pela libertação dos estudantes, dizendo: “Nossas agências de segurança e inteligência estavam completamente no controle da situação”.
Segundo ele, “não há lugar no mundo que não negocie com terroristas”, principalmente quando há necessidade de salvar vidas.
'Bandidos, não Boko Haram fez isso'
Mohammed insistiu que os meninos foram sequestrados por bandidos, descartando os vídeos dos alunos sequestrados, supostamente divulgados pelo Boko Haram.
“Eles foram sequestrados por bandidos, não pelo Boko Haram.
“A tentativa do Boko Haram de reivindicar a responsabilidade mostra o quão dizimados e irrelevantes eles se tornaram.
“Não há dúvida de quem sequestrou os alunos.
“Boko Haam buscava relevância tentando se apropriar do trabalho de bandidos.
“Muitos vídeos falsos foram enviados pelo Boko Haram para criar a impressão de que eles fizeram isso.
“O Boko Haram está enfraquecido e buscando relevância e tentando dar a impressão de que ainda é uma força potencial.”
'Missão de resgate coordenada de Buhari'
Mohammed rejeitou as alegações de que o presidente Mohammadu Buhari não estava demonstrando preocupação com o sequestro dos alunos.
Alguns nigerianos não ficaram felizes com o fato de o presidente não ter visitado a escola, apesar de estar em Katsina em uma semana de férias.
Mas o ministro disse que Buhari coordenou os esforços de resgate fazendo o mais importante para "garantir a liberação segura dos meninos no prazo mais rápido".