Política

Audiência Pública Virtual discutiu a história e o legado do Derba

Por teleconferência, evento foi promovido pela Comissão de Sustentabilidade e Infraestrutura da Câmara Municipal de Salvador (CMS)
Elieser Cesar , Salvador | 31/08/2020 às 20:57
Audiência Pública Virtual discutiu a história e o legado do Derba
Foto: Divulgação

Um documento cobrando a volta de uma estrutura semelhante a do extinto Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia, o antigo Derba, será encaminhado ao governador Rui Costa que, em 2015, no bojo de sua primeira reforma administrativa, acabou com a velha autarquia do rodoviarismo baiano. Esta foi a principal decisão da Audiência Pública Virtual da Câmara Municipal de Salvador que, na tarde desta segunda-feira (31 de Agosto), marcou as comemorações dos 103 anos do Derba e também do Dia do Rodoviário Baiano, data que coincide com a fundação do Derba, em 1917.

Com o tema “Sustentabilidade e Infraestrutura, os 103 anos do Derba, Importância Histórica, Legado e Consequências da Extinção”, a audiência foi uma iniciativa do presidente da Comissão de Sustentatibilidade e Infraestrutura da CMS, vereador Marcos Mendes (PSOL). Participaram da audiência por teleconferência o presidente da Asderba/Sindicato e Gerente Geral da Sasderba, Nilton Borges Ramos; o presidente do Conselho de Administração da Sasderba, Osmar Freire Guimarães; as Gerentes da Sasderba, Sheila Muricy (Assistencial) e Luciana Serafim (Administrativo-Financeiro); o presidente da Associação dos Funcionários Públicos do Estado da Bahia (AFPEB); Carlos Kruschewsky e o deputado estadual Hilton Coelho, também do PSOL.

Ao final da audiência, Marcos Mendes, que já havia encaminhado uma Moção de Congratulações pelos 103 anos do Derba, informou que será enviada uma solicitação ao governador Rui Costa, pedindo o retorno de uma estrutura forte e atuante como o antigo Derba para cuidar das estradas da Bahia. Para o lugar da velha autarquia foi criada a Superintendência de Infraestrutura de Transportes (SIT) vinculada à Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra), mas sem a autônima e a força de seu antecessor ilustre.

ESTRADAS MAIS CARAS

 

Depois de abrir os trabalhos, o vereador Marcos Mendes passou a palavra a Nilton Borges Ramos que, com a contundência de sempre, denunciou as principais conseqüências da extinção do Derba, como o abandono e a precariedade de muitas estradas estaduais baianas; a terceirização das obras de recuperação, construção e conservação das rodovias regionais e estradas vicinais, que implica em até 400% na elevação dos custos dos projetos; perseguição e assédio a funcionários remanescentes do Derba e até doenças emocionais e físicas, como ansiedade e problemas do coração que afetaram muitos servidores ativos e inativos.

A Gerente Assistencial Sheila Muricy informou que, por conta desses problemas, a Sasderba criou o Programa de Qualidade de Vida para melhor atender a seus associados e dependentes, inclusive com a utilização de modernos aparelhos de sua Clínica Ortomolecular. A gerente Administrativo-Financeiro, Luciana Serafim, abordou a crise financeira que a Sasderba vem enfrentando desde que o Derba foi extinto e, bem antes, quando caiu a arrecadação com o valor defasado da contribuição dos associados.

Derbiano de Itapetinga, o presidente do Conselho de Administração da Sasderba, Osmar Freire Guimarães expressou a tristeza coletiva pelo fim da autarquia, “fruto da irresponsabilidade, da precipitação e do autoritarismo de um governo que se diz defensor dos trabalhadores”. O presidente da AFPEB, Carlos Kruschewsky, que ingressou no Derba no começo dos anos 60 do século passado, como engenheiro agrimensor, cobrou sensibilidade do Governo do Estado, “para que o Derba volte a ser o que era”. Defensor da causa do Derba, o deputado estadual Hilton Coelho se colocou, mais uma vez, à disposição para lutar pela volta de “um Derba forte e pujante como era quando contribuiu, abrindo estradas, para a integração regional da Bahia.”