O boletim epidemiológico contabiliza ainda 435.141 casos descartados e 86.637 em investigação na Bahia
Tasso Franco , da redação em Salvador |
22/08/2020 às 19:15
Na praia do Farol a poluição aumentou com a pandemia
Foto: BJÁ
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. (BRASIL) O Brasil tem 113.678 mortes e 3.544.389 casos por coronavírus registrados até as 8h deste sábado (22), segundo o consórcio de veículos de imprensa. 113.678 mortes; 3.544.389 casos.
2. Às 20h de sexta-feira (21), o consórcio divulgou o último balanço consolidado. Até então, o país tinha 113.454 óbitos, 1.031 confirmados nas últimas 24 horas. Com isso, a média móvel de novas mortes no Brasil nos últimos 7 dias até sexta-feira foi de 983 óbitos, uma variação de -1% em relação aos dados registrados em 14 dias.
4. (BAHIA) Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 4.461 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +1,9%) e 3.024 curados (+1,4%). Dos 234.204 casos confirmados desde o início da pandemia, 214.261 já são considerados curados e 15.111 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.
5. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.
6. Os casos confirmados ocorreram em 413 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (31,49%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Almadina (4.941,43), Dário Meira (4.547,15), Salinas da Margarida (4.257,36), Itapé (4.189,02) e Ibirataia (4.120,95).
7. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 435.141 casos descartados e 86.637 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste sábado (22).
8. Na Bahia, 18.809 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.
9. O Boletim epidemiológico de hoje contabiliza 75 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19.
****
10. A força-tarefa da Prefeitura, que fiscaliza os decretos e protocolos contra a disseminação do coronavírus, interditou novamente na noite desta sexta-feira (21) seis bares que estavam funcionando depois de terem sido fechados por descumprimento das regras de funcionamento. Os estabelecimentos foram autuados, tiveram os alvarás cassados e não poderão mais funcionar.
11. Os fiscais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) e policiais militares identificaram as irregularidades em cinco bares nos Barris e um no bairro de Nazaré. “Isso é um desrespeito à população e à força-tarefa, que está se arriscando nas ruas tentando salvar vidas. Esses bares não poderão mais funcionar, os responsáveis serão multados e podem até responder criminalmente”, afirma o titular da Sedur, Sérgio Guanabara.
12. De acordo com o artigo 268 do Código Penal, a arbitrariedade dos proprietários dos estabelecimentos pode ser considerada crime de medida sanitária preventiva por “infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa”.
13. Guanabara afirma ainda que os infratores serão denunciados pela Sedur ao Ministério Público Estadual e se durante a fiscalização houver desrespeito à determinação do município, a Prefeitura e a Polícia Militar deverão conduzir o infrator à delegacia. “Seremos ainda mais firmes para garantir a segurança da população. Não vamos permitir que irresponsáveis prejudique o trabalho árduo que estamos executando há mais de cinco meses”.
14. Desde o início da segunda fase de retomada, a força-tarefa já interditou 54 bares em bairros como São Marcos, Rio Vermelho, Barra, Imbuí, Santo Antonio, Tancredo Neves e Colinas de Periperi.
Criativo e marcado pela diversidade, história e tradição, o Artesanato da Bahia ganhou mais visibilidade com o lançamento de um portal moderno, ágil e que reforça o contato do público com a produção de artesãs e artesãos.
15. Importante ferramenta no processo de ampliação do alcance do artesanato baiano no ambiente digital, o artesanatodabahia.com.br foi desenvolvido com a proposta de promover o setor e criar mais um espaço de comercialização.
16. O lançamento da plataforma digital faz parte das Ações de Qualificação, Promoção e Comercialização do Artesanato da Bahia, realizadas pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte – SETRE Bahia, através da Coordenação de Fomento ao Artesanato – CFA, e da Associação Fábrica Cultural.
17. A realização de um diagnóstico integrado do setor, que trará subsídios para o direcionamento de políticas públicas, e o lançamento de um plano de qualificação, através de uma rede virtual de compartilhamento de saberes, também estão entre as ações em andamento.
18. Com design moderno, clean e inovador, o site foi desenvolvido com ferramentas de interatividade e conectado às redes sociais. É rápido e de fácil navegação, o portal traz de informações sobre produtos, vendas online ou em loja física, notícias atuais e informações gerais e institucionais sobre o artesanato produzido no estado.
19. A plataforma também traz links para atendimento aos artesãos, participação em pesquisas e contato com os órgãos responsáveis.
20. Espaço importante dentro da plataforma, a Vitrine Online traz para o ambiente digital os produtos à venda no Centro de Comercialização do Artesanato da Bahia, inaugurado em dezembro de 2019, no Porto da Barra.
21. “O artesanato da Bahia ganha um novo aliado para expor e comercializar seus produtos, especialmente neste momento em que o distanciamento social dificulta as vendas presenciais. Com o lançamento do site, a loja se adapta às tendências de mercado e possibilita que o trabalho de artesãs e artesãos do estado, reconhecido pela qualidade e originalidade, alcance mais consumidores”, destaca o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Davidson Magalhães.