O deputado federal Ronaldo Carletto (PP) encaminhou ofício à deputada federal Luisa Canziani (PTB) para solicitar a inclusão do curso de Nutrição na MP 934/2020, que estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo do ensino superior em virtude da pandemia. O objetivo é que os estudantes em final de curso não tenham suas formaturas adiadas, e que possam adentrar o mercado de trabalho, visto que se trata de uma profissão que atua na prevenção e tratamento de comorbidades letais para pacientes com Covid-19.
“A inclusão do curso de nutrição na MP permitirá que novos profissionais exerçam a profissão, impactando o cenário da saúde e da economia do país, pois o nutricionista exerce um papel fundamental na prevenção e tratamento de doenças como obesidade, hipertensão e diabetes”, argumentou o parlamentar.
Estudos científicos recentes comprovam que pacientes de Covid-19 acometidos por essas doenças crônicas têm mais chance de desenvolver complicações. Além disso, o suporte nutricional adequado para pacientes hospitalizados está relacionado a um melhor prognóstico e menos tempo de internação, ampliando a quantidade de leitos disponíveis.
A MP 934/2020 dispensa, em caráter excepcional, as instituições de educação superior do cumprimento da obrigatoriedade de mínimo de dias letivos e autoriza as instituições de ensino a abreviarem a duração dos cursos de Medicina, Farmácia, Enfermagem e Fisioterapia, cumpridas as condições previstas.