Política

NETO ADMITE AUTORIZAR REABERTURA DO COMÉRCIO NA SEXTA, 24 JULHO

Taxa de ocupação de leitos com pacientes da Covid tem que cair para - 75%
Tasso Franco , da redação em Salvador | 16/07/2020 às 15:04
ACM NETO confiante
Foto: Max Haack
   O prefeito ACM Neto (DEM) admitiu nesta quinta-feira, 16, que poderá autorizar a reabertura do comércio em Salvador na próxima semana se a taxa de ocupação dos leitos de paciente da Covid cairem para - 75 durante 5 dias. Hoje, segundo a SESAB (boletim de ontem) está em 78. 

   Durante a assinatura do termo de cessão de 25 respiradores e de R$ 3,6 milhões para o seu custeio ao Hospital de Campanha localizado na Arena Fonte Nova, sob a gestão do Governo do Estado, o prefeito disse que esses equipamentos irão aumentar o número de leitos de UTI disponível na rede pública e que contribuirá para, no próximo final de semana, o município chegue ao número de ocupação de 75% dos leitos para tratamento da Covid-19.

   O prefeito afirmou esperar não ver aglomerações em Salvador após a reabertura. "Com muita confiança e segurança de que esse processo de reabertura será com muita responsabilidade, consistente e que vai nos levar a dar início, de fato, a uma fase de retomada em Salvador. Se Deus quiser, não vamos precisar depois voltar atrás, exatamente em função da cautela, dos cuidados e do embasamento técnico e científico que pautaram nossas decisões", afirmou. "Queremos uma retomada cuidadosa".

  Ele afirmou que nessa semana serão colocados mais 10 leitos no Hospital Municipal, outros 10 no Hospital Sagrada Família e mais 10 no Hospital Salvador. Amanhã, uma nova tenda será entregue no Wet'n Wild com 20 novos leitos de UTI. A prefeitura também vai ceder 25 respiradores para o hospital de campanha na Arena Fonte Nova.