Ninguém sabe quando será o pico do coronavirus no Brasil
Tasso Franco , da redação em Salvador |
14/05/2020 às 19:43
Número de mortos no Brasil cresce a cada dia
Foto: REP
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Veja os dados sobre o coronavírus no Brasil nesta quinta-feira (14), segundo levantamento exclusivo do G1 junto às secretarias estaduais de saúde. Foram registradas 13.930 mortes provocadas pela Covid-19 e 201.366 casos confirmados da doença em todo o país até esta quinta (14).
2. (BAHIA) A Bahia registra 6.955 casos confirmados de Covid-19, o que representa 32,36% do total de casos notificados no estado. Considerando o número de 1.963 pacientes recuperados e 262 óbitos, 4.730 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos.
3. Os casos confirmados ocorreram em 194 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (68,85%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 1.000.000 habitantes são Ipiaú (2.310,73), Utinga (2.144,35), Ilhéus (2.045,25) , Itabuna (1.974,46) e Salvador (1.607,74). Na Bahia, 643 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.
4. O boletim epidemiológico registra 10.864 casos descartados e 21.494 notificações em toda a Bahia. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais.
5. Taxa de ocupação: Na Bahia, dos 1.192 leitos disponíveis do Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivos para Covid-19, 478 possuem pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação de 40,1%. No que se refere aos leitos de UTI adulto e pediátrico, dos 496 leitos exclusivos para o coronavírus, 254 possuem pacientes internados, compreendendo uma taxa de ocupação de 51,2%.
6. Cabe ressaltar que o número de leitos é flutuante, representando o quantitativo exato de vagas disponíveis no dia. Intercorrências com equipamentos, rede de gases ou equipes incompletas, por exemplo, inviabilizam a disponibilidade do leito. Ressalte-se que novos leitos são abertos progressivamente mediante o aumento da demanda.
7. Exames: O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) realizou 31.125 exames do tipo RT-PCR, que é o padrão ouro para identificar o genoma viral do coronavírus, no período de 1° de março a 14 de maio de 2020. Atualmente, 2.733 amostras estão em análise laboratorial e os exames são liberados em até 48 horas.
8. Óbitos: A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) contabiliza 262 mortes pelo novo coronavírus em 40 municípios. Estes números contabilizam todos os registros de janeiro até as 18 horas desta quinta-feira (14).
237º óbito: homem, 57 anos, residente em Salvador, comorbidade doença cardiovascular, veio a óbito dia 12/05, em hospital privado no município.
238º óbito: homem, 58 anos, residente em Salvador, comorbidade cardiopatia e hipertensão arterial, veio a óbito dia 03/05, em hospital público no município.
239º óbito: mulher, 18 anos, residente em Muritiba, comorbidades diabetes, doença renal crônica e doença cardiovascular, veio a óbito dia 09/05, em hospital privado em Salvador.
240º óbito: homem, 76 anos, residente em Feira de Santana, comorbidades diabetes, doença cardiovascular crônica, doença neurológica crônica, veio a óbito dia 11/05, em hospital da rede pública em Salvador.
241º óbito: homem, 42 anos, residente em Salvador, comorbidades diabetes e hepatite B crônica, veio a óbito dia 12/05 em hospital privado no município.
242º óbito: mulher, 63 anos, residente em Itarantim, comorbidade hipertensão arterial, veio a óbito dia 11/05 em hospital da rede publica em Vitória da Conquista.
243º óbito: homem, 74 anos, residente em Itaberaba, comorbidades diabetes e hipertensão arterial, veio a óbito dia 08/05, em unidade da rede pública no município.
244º óbito: mulher, 66 anos, residente em Salvador, sem comorbidades, veio a óbito dia 04/05, em hospital da rede pública no município.
245º óbito: homem, 23 anos, residente em Salvador, comorbidades diabetes, cardiopatia, insuficiência renal crônica, doença falciforme, epilepsia, histórico de infartos cerebrais e esquizofrenia, veio a óbito dia 12/05, em hospital da rede pública no município.
246º óbito: mulher, 89 anos, residente em Salvador, sem comorbidades, veio a óbito dia 09/05, em hospital da rede pública no município.
247º óbito: homem, 76 anos, residente em Ipiaú, comorbidades imunodeficiência/imunossupressão (neoplasia), veio a óbito dia 11/05, em hospital da rede pública em Ilhéus.
248º óbito: mulher, 68 anos, residente em Salvador, comorbidade acidente vascular cerebral isquêmico, veio a óbito dia 05/05 em hospital da rede privada no município.
249º óbito: mulher, 59 anos, residente em Salvador, sem comorbidades, veio a óbito dia 12/05, em hospital da rede privada em Camaçari.
250º óbito: homem, 85 anos, residente em Salvador, comorbidade doença cardíaca crônica, veio a óbito dia 10/05, em hospital da rede privada no município.
251º óbito: mulher, 79 anos, residente em Mundo Novo, comorbidades hipertensão arterial e doenças hepáticas, veio a óbito dia 13/05, em hospital filantrópico em Salvador.
252º óbito: homem, 62 anos, residente em Salvador, sem informações de comorbidade, veio a óbito dia 05/05 em unidade da rede pública no município.
253º óbito: mulher, 79 anos, residente em Salvador, comorbidade imunossupressão, veio a óbito dia 10/05 em hospital da rede pública no município.
254º óbito: homem, 79 anos, residente em Salvador, sem informação de comorbidades, veio a óbito dia 11/05, em hospital da rede privada no município.
255º óbito: homem, 44 anos, residente em Salvador, sem comorbidades, veio a óbito dia 11/05, em hospital da rede pública no município.
256º óbito: homem, 95 anos, residente em Salvador, sem informação sobre comorbidades, veio a óbito dia 08/05, em hospital da rede particular no município.
257º óbito: homem, 29 anos, sem informação sobre comorbidades, residente em Salvador, veio a óbito dia 08/05, em unidade pública no município.
258º óbito: homem, 86 anos, residente em Salvador, sem informação de comorbidades, veio a óbito dia 13/05, em hospital da rede particular no município.
259º óbito: homem, 62 anos, residente em Salvador, sem informação sobre comorbidades, veio a óbito dia 12/05, em hospital da rede particular no município.
260º óbito: mulher, 36 anos, residente em Salvador, sem informação sobre comorbidades, faleceu dia 08/05, em hospital público no município.
261º óbitos: mulher, 58 anos, residente em Salvador, sem informação sobre comorbidades, veio a óbito dia 09/05, em hospital público no município.
262º óbito: mulher, 38 anos, residente em Salvador, sem informação sobre comorbidades, veio a óbito dia 10/05, em hospital público no município.
*****
9. Maior hospital público do Norte-Nordeste, o Hospital Geral Roberto Santos precisa, com urgência, de doações de sangue. A instituição – que, durante a pandemia de Covid-19, abriu cem novos leitos de enfermaria para atender às demandas de alta complexidade de mais de dez especialidades – já suspendeu 16 cirurgias emergenciais, no último mês, por falta de hemoderivados. O número é ainda maior quando somados os pacientes que não chegaram a ser chamados para o centro cirúrgico.
10. “Houve um esforço enorme do Governo do Estado para readequarmos o Hospital Roberto Santos em tempo recorde e, assim, desafogarmos os hospitais que passaram a atender exclusivamente pacientes com Covid-19.
11. Então, em meio à pandemia, seguimos realizando neurocirurgias, cirurgias oncológicas, vasculares, de clínica médica e de hemorragia digestiva, por exemplo. Mas houve uma queda muito grande no estoque de sangue e isso está fazendo com que a gente remarque várias vezes uma única cirurgia”, conta o diretor-geral do HGRS, José Admirço Lima Filho, que completa: “temos, hoje, muitos pacientes que já poderiam estar de alta hospitalar, mas que continuam internados, à espera de sangue. Infelizmente, sangue a gente não pode comprar na farmácia”.
12. Para se ter uma ideia, o Hospital Geral Roberto Santos, que tem 640 leitos de internação, conta, nesta quinta-feira (14), com apenas duas bolsas de sangue tipo O+ e nenhuma do tipo O- (doador universal). Neste momento, há 13 solicitações deste tipo sanguíneo, sendo que, na maioria das vezes, uma solicitação requer mais de uma bolsa de sangue.
13. A instituição apela para que a população baiana doe sangue. Para isso, basta procurar a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), que se preparou para garantir que o processo seja o mais seguro possível, com hora marcada e atenta a todas as recomendações das autoridades de saúde. Lá, o doador – que deverá ir sozinho e usando máscara – irá encontrar álcool em gel, poltronas separadas, colaboradores protegidos e higienização reforçada no local.
14. Em encontro no Palácio do Planalto na tarde desta quinta-feira (14) o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse ao presidente Jair Bolsonaro, que eles precisam "encontrar pontos que os unem".
15. Essa foi a primeira vez que os dois se encontraram pessoalmente após um longo período de confronto entre eles, com trocas públicas de farpas e com a participação reincidente de Bolsonaro em manifestações antidemocráticas e que contra Maia.
16. "O Presidente da República desceu e me convidou para conversar e tomar um café. Aceitei, claro. Conversamos sobre o momento como cada um vem encarando essa crise. O que eu disse a ele é que deveríamos encontrar os pontos que nos unem. Claro que todos têm o mesmo objetivo que é que o Brasil consiga enfrentar a crise, mas também olhar o pós pandemia", afirmou Maia em coletiva de imprensa logo após o encontro que durou menos de uma hora.
17. O encontro foi articulado pelos ministros Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo) e Braga Netto (Casa Civil), a pedido de Bolsonaro, com o intuito de promover uma reaproximação entre os poderes, segundo fontes.
18. Um relatório parcial sobre o segundo inquérito aberto pela Polícia Federal para investigar o atentado a faca contra o então candidato à Presidência da República, Jair Bolsonaro, aponta que Adélio Bispo de Oliveira agiu sozinho, sem a participação de mandantes. O ataque ocorreu em 6 setembro de 2018 durante ato de campanha em Juiz de Fora, Minas Gerais.
19. O inquérito foi entregue nesta quarta-feira, 13, à Justiça Federal, segundo informações da sede da PF em Brasília. O delegado responsável pelo inquérito, Rodrigo Morais, afirmou, no entanto, que o relatório é inconclusivo e ainda pode sofrer alteração. O motivo é que ainda não foi realizada perícia no telefone do advogado de Adélio no caso, Zanone Manuel de Oliveira Júnior.
20. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) já realizou 1.123 testes rápidos de detecção do coronavírus desde que as medidas regionalizadas para conter o avanço da doença passaram a valer na Boca do Rio, Plataforma e região da Avenida Joana Angélica, na última segunda (11), bem como na Pituba, desde ontem (13). Nesses locais, foram detectados 84 casos positivos da doença, sendo 33 diagnosticados apenas nesta quinta (14).
21. Somente hoje foram detectados seis casos positivos na Boca do Rio, oito em Nazaré, 16 em Plataforma e três na Pituba. Em cada uma das localidades foram realizados 80 testes, com um total de 33 positivos.
22. A testagem rápida é feita a cidadãos com febre, sintomas gripais ou que tiveram contato com outras pessoas contaminadas com a Covid-19. Na Pituba, o procedimento acontece na Praça Ana Lúcia Magalhães. Em Plataforma, no fim de linha, próximo à Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro. Na Boca do Rio, a iniciativa é realizada próxima ao posto de saúde do final de linha. Por fim, no Centro, é promovida no camelódromo defronte ao Instituto de Previdência de Salvador (IPS), na Avenida Joana Angélica.
23. Além dessa iniciativa, a Prefeitura disponibilizou equipes de diversos órgãos municipais para reforçar as ações de proteção à vida em todas as quatro localidades com isolamento mais restrito. A estratégia inclui apoio a unidades socioassistenciais com doações de máscaras e álcool em gel e abordagens à população em situação de vulnerabilidade.
24. Social – Através da ação itinerante do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre) fez mais de 600 abordagens sociais e oito acolhimentos na Boca do Rio, Plataforma, Nazaré e Pituba.
25. O SEAS Itinerante busca a sensibilizar a população em situação de rua para aceitar acolhimento em uma das unidades disponibilizadas pela Prefeitura. Aqueles que não aceitam o acolhimento recebem orientação de atendimento nos Centros Pop, onde há equipes multidisciplinares compostas por assistentes sociais, psicólogos e educadores sociais, durante o dia. Na ocasião, o público também é informado sobre quais locais dispõem de refeições, banho e estrutura para lavar roupas.
26. Outro serviço disponibilizado pela Sempre é o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Itinerante. Por meio da ação, já foram contabilizados 324 atendimentos e 51 encaminhamentos desde segunda-feira (11).
27. É um meio pelo qual a população pode receber orientações sobre benefícios eventuais, a exemplo de auxílio-moradia e auxílio-natalidade; sobre Cadastro Único e Bolsa Família; além de outros auxílios socioassistenciais, como o programa municipal Salvador por Todos.
28. As unidades móveis funcionam no final de linha da Boca do Rio e Plataforma, e na Joana Angélica, em frente ao Shopping Center Lapa, sempre 7h às 15h. Nos últimos dias, a Sempre distribuiu 1.8 mil máscaras de proteção, 141 litros de álcool em gel e dois kits de material de limpeza para organizações que fazem atendimentos socioassistenciais na Pituba, Plataforma e Boca do Rio.