A agência Yonhap não mostra foto nem detalhes da visita
Tasso Franco , da redação em Salvador |
01/05/2020 às 18:48
Kim Jong-Un
Foto:
KIM Jong-Un foi visto pela primeira vez em público depois que rumores de sua morte se espalharam pelo mundo.
Foi relatado que o líder norte-coreano teve uma operação que deu errado, antes que essas reivindicações fossem negadas.
Mas hoje ele foi visto pela primeira vez em 20 dias, diz a agência de notícias Yonhap, depois de ser visto pela última vez em público no início de abril. A agência relata que ele estava participando da cerimônia de conclusão da Usina de Fertilizantes Suncheon.
A preocupação com sua saúde começou quando ele não apareceu em uma importante celebração em 15 de abril, para marcar o aniversário de Kim Il-sung, seu avô e fundador do país.
E uma imagem viral recente que supostamente mostrava Kim Jong-un morta em um caixão de vidro desencadeou os rumores novamente.
A imagem - provavelmente uma foto adulterada do funeral de seu pai em 2011 - parece mostrar Kim deitado debaixo de um cobertor vermelho com a cabeça em um travesseiro.
Havia também rumores de que ele poderia ter sido gravemente ferido durante um dos controversos testes de mísseis de seus militares - um ex-oficial com ligações ao Partido dos Trabalhadores da Coréia do Norte incentivou essa especulação.
Mas, em um esforço para contradizer os rumores de sua morte, um jornal estatal informou que Kim enviou uma carta pessoal aos construtores que trabalham em um projeto de turismo em Wonsan.
A jornalista chinesa Shijian Xingzou disse que uma "fonte muito sólida" disse a ela que o líder norte-coreano havia morrido.