Votação acontece na terça, 28, e a máscara será obrigatória em todo território
Tasso Franco , da redação em Salvador |
27/04/2020 às 19:52
Presidente da Assembleia hoje na Casa Legislativa convocou deputados
Foto: ALBA
A Assembleia vota nesta terça-feira,28, em nova sessão plenária remota, a partir das 9h, projeto de lei dos deputados Fabrício Falcão (PCdoB) e Ivana Bastos (PSD) que obriga o uso de máscaras em todo o território baiano enquanto durar o isolamento social. Esta é a mais eficiente proteção individual ao contágio pelo Covid-19 quando for necessário quebrar a quarentena – junto com o uso de álcool-gel 70% e a lavagem cuidadosa das mãos.
Além de Salvador, algumas prefeituras estão adotando providências nesse sentido, que o projeto procura disciplinar em toda a Bahia. Na reunião virtual serão votados também cerca de 50 novos pedidos de decretação do estado de “calamidade pública” solicitado por municípios.
Ontem, em votação remota encerrada à noite, a Mesa Diretora aprovou 27 proposições – 26 indicações e uma moção. Quase todas relacionadas à pandemia. Os deputados sugeriram ao governador Rui Costa e ao prefeito ACM Neto entre outras propostas o pagamento de adicional de insalubridade e periculosidade a todos os profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate ao coronavírus.
E também a implantação de um hospital de campanha no semiárido, onde é crônica a falta de UTIs, bem como a melhoria do sistema de saúde de Ilha de Maré. As exceções foram duas sugestões de homenagem a Moraes Moreira. Uma delas sugere dar o nome do líder do grupo Novos Baianos ao circuito do carnaval da praça Castro Alves, palco dos célebres encontros de trios elétricos em Salvador.