A postura de ACM Neto foi correta e coerente
Tasso Franco , da redação em Salvador |
06/01/2020 às 11:55
ACM Neto e Bruno Reis
Foto: Secom
O prefeito ACM Neto (DEM) anunciou nesta segunda-feira, 6, que Bruno Reis, vice-prefeito da capital, é o seu pré-candidato a prefeito de Salvador nas proximas eleições. Neto disse que chega ao ano 2020 um pouco mais velho, com alguns cabelos brancos, "e com um sentimento de responsabilidade muito maior do que há 8 anos. Consciência do dever que tenho com a cidade e o seu povo".
Em seguida o prefeito disse que "o futuro passa por todos nós estarmos unidos e claro você tem a oportunidade de, em outubro, decidir para aquele que está preparado para ser o grande prefeito que se chama Bruno Reis". Doze partidos prestam apoio a Neto e Bruno, uma aliança forte.
A indicação de Bruno não causou surpresa. Já era esperada há tempo e o prefeito ACM Neto, assim como Jaques Wagner fez com Rui Costa, vinha preparando Bruno para a sua sucessão.
Primeiro colocou-o ao seu lado na parte política e burocrática para conhecer os mecanismos da PMS e depois na Secretaria de Infra-Estrutura e Obras Públicas como o nome diz na execução de projetos para a cidade.
O grande desafio de Neto é vencer as eleições o que lhe permitirá lançar-se pré-candidato a governador, em 2022. Até lá, Neto precisa costurar a alianaça para ver quem será o vice-prefeito na chapa de Bruno, cargo que está sendo disputado por vários partidos e vencer a eleição.
É consensual de que Neto agiu de forma correta e coerene escolhendo desde cedo um nome para se tornar robusto e competitivo, o que não aconteceu nas sucessões de Antonio Imbassahy, em 2004, e de João Henrique, em 2012.
Certo ou errado só o tempo dirá, mas adotou uma postura propositiva e tendo um nome sem bambear, o que falta, hoje, no PT. Se vai dar resultado positivo é um novo passo. O primeiro foi dado acertadamente. (TF)