Política

NOVAS EXPLOSÕES NO IRAQUE E COMOÇÃO NO IRÃ NO SEPULTAMENTO DE GENERAL

Conflitos entre os dois países estão só começando (Com informações The Boston Globe)
Da Redação ,  Salvador | 04/01/2020 às 19:34
Sepultamento do general Soleimani
Foto: Getty
Novas explosões aconteceram no Iraque próximas a uma base militar norte-americana mas não há feridos. O Irã, ao que tudo indica começa a retaliar os EUA após a morte do general Soleimani.

Milhares de milicianos e outros partidários que gritavam "América é o Grande Satanás" marcharam em uma procissão fúnebre no sábado em Bagdá para o principal general do Irã depois que ele foi morto em um ataque aéreo dos EUA, enquanto a região preparava a República Islâmica para cumprir seus votos de vingança.

O general Qassem Soleimani, chefe da Força Quds de elite do Irã e idealizador de sua estratégia de segurança regional, foi morto no início da sexta-feira perto do aeroporto internacional de Bagdá, junto com militantes iraquianos em um ataque aéreo ordenado pelo presidente Donald Trump. O ataque causou um aumento nas tensões regionais e testou a aliança dos EUA com o Iraque.
O Irã prometeu uma retaliação severa, aumentando o medo de uma guerra total, mas não está claro como ou quando ela poderá responder. Qualquer retaliação provavelmente ocorrerá após três dias de luto declarados pelo líder supremo aiatolá Ali Khamenei. Todos os olhos estavam no Iraque, onde os EUA e o Irã competem por influência desde a invasão liderada pelos EUA em 2003.

Trump diz que ordenou a greve, uma decisão de alto risco que foi tomada sem consultar os aliados do Congresso ou dos EUA, para evitar um conflito. Autoridades dos EUA dizem que Soleimani planejava uma série de ataques que colocavam em risco tropas e oficiais americanos, sem fornecer evidências.