Política

"NÃO SE ASSUSTEM SE ALGUÉM PEDIR O AI-5" AFIRMA MINISTRO GUEDES

Ministro critica postura dos que perderam nas urnas mas não se conformam
Da Redação , Salvador | 26/11/2019 às 11:44
Paulo Guedes
Foto:
Em entrevista coletiva com a presença de jornalistas brasileiros e da imprensa estrangeira, o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que as pessoas não devem ficar assustadas se “alguém pedir o AI-5”. A afirmação foi feita enquanto o ministro explicava que o governo considera adiar as reformas tributária e administrativa por causa dos protestos em países da América Latina.

"É irresponsável chamar alguém para rua agora para fazer quebradeira. Para dizer que tem que tomar o poder. Se você acredita numa democracia, quem acredita numa democracia espera vencer e ser eleito. Não chama ninguém para quebrar nada na rua. Este é o recado para quem está ao vivo no Brasil inteiro. Sejam responsáveis, pratiquem a democracia", afirmou.

Ou democracia é só quando o seu lado ganha? Quando o outro lado ganha, com dez meses você já chama todo mundo para quebrar a rua? Que responsabilidade é essa? Não se assustem, então, se alguém pedir o AI-5. Já não aconteceu uma vez? Ou foi diferente? Levando o povo para rua para quebrar tudo. Isso é estúpido, é burro, não está à altura da nossa tradição.

O ministro não é o primeiro membro do governo a mencionar o AI-5 – ato inconstitucional que fechou o Congresso e cassou liberdades durante a ditadura – como uma resposta possível a uma eventual radicalização da esquerda. Há pouco menos de um mês, o deputado federal Eduardo Bolsonaro deu declaração semelhante. Na ocasião, o presidente Jair Bolsonaro lamentou a afirmação do filho.