Política

OLIVIA SANTANA É A PRÉ-CANDIDATA A PREFEITA DE SALVADOR PELO PCdoB

Olivia classifica candidatura como momento histórico
Da Redação , Salvador | 04/11/2019 às 20:29
Olivia Santana, deputada estadual pelo PCdoB
Foto:
  As comissões executivas do PCdoB no estado da Bahia e no município de Salvador anunciaram que a deputada estadual Olívia Santana é a indicada como pré-candidata à prefeitura da capital baiana. 

  A nota afirma que “Olívia faz um destacado mandato na Assembleia Legislativa, tem forte inserção em amplos setores sociais e garantido grandes mobilizações em torno de uma Salvador mais humana, mais igual”. Ela é a primeira deputada federal negra da Bahia, um estado onde mais de 80% da população declara-se negra ou parda.

  Em Salvador, Olívia foi vereadora e Secretária Municipal de Educação. Também atuou como Secretária de Políticas para as Mulheres e do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do governo da Bahia. Na última eleição para deputada, teve 70% de seus votos concentrados em Salvador, onde foi a terceira mais bem votada. A trajetória política, contudo, é anterior: iniciada no Diretório Acadêmico de Pedagogia da UFBA, ainda na década de 1980, e no movimento negro.

Alice Portugal

A presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos, foi à Bahia informar que a direção nacional optou por manter a deputada Alice Portugal com “as tarefas nacionais da Câmara dos Deputados e de coordenação do projeto eleitoral do partido na Bahia, inclusive em Salvador”.

“Alice é peça fundamental em Brasília neste momento de duros ataques à democracia e aos direitos de nosso povo”, disse Luciana.

Segundo Davidson Magalhães, presidente estadual da legenda, Alice terá papel importante para ampliar a presença do partido em prefeituras e câmaras de vereadores.

COLETIVA

A deputada Olívia Santana (PCdoB) classificou o lançamento da sua pré-candidatura à prefeitura de Salvador como um "momento histórico". Emocionada durante entrevista coletiva, a parlamentar agradeceu aos correligionários pelo apoio e indicação.

O anúncio da pré-candidatura ocorreu em evento realizado pelo PCdoB no Wish Hotel da Bahia, no Campo Grande. Olívia também negou mal-estar dentro do partido por suposto interesse da deputada federal Alice Portugal na posição de candidata.

"Tive reunião ontem com Alice, depois desse período todo de debate. Não há perdedores, nem vencedores, há uma confluência de ideias", minimizou.

Olívia também falou do cenário em que surge sua candidatura na cidade detentora de uma população formada por cerca de 80% de negros. "Por que não um homem negro ou mulher negra disputar as eleições em Salvador? Os partidos precisam se voltar mais para isso", provocou, afirmando que está com "muita disposição" e "muita fome" para dar contribuição com a cidade.