Política

MOURÃO DIZ QUE BOLSONARO VAI ANUNCIAR QUEM DERRAMOU ÓLEO NO MAR DO NE

Governo do Estado inicia comemorações ao mês da consciência negra
Tasso Franco , da redação em Salvador | 30/10/2019 às 20:04
Pedra do Sal, em Salvador
Foto: Secom PMS
  MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. (GLOBO) O presidente em exercício Hamilton Mourão afirmou nesta quarta-feira que existe uma "boa chance" de o governo federal anunciar ainda nesta semana o navio responsável pelo derramamento de óleo que atingiu o Nordeste. De acordo com Mourão, o objetivo é que o presidente Jair Bolsonaro , que retorna na quinta-feira de uma viagem internacional, faça o anúncio.

  2. Mourão se reuniu na tarde desta quarta com o comandante da Marinha , almirante de esquadra Ilques Barbosa, que passou uma atualização das investigações.

  3. — Conversamos sobre a situação do óleo, e a nossa investigação está chegando lá. Está chegando perto. Estamos aguardando o presidente chegar — disse Mourão, ao deixar o Palácio do Planalto, acrescentando depois: — Será uma notícia boa. A gente sempre aprende nos quarteis o seguinte: notícia boa é o comandante que dá, notícias ruins é o subcomandante. É assim que funciona.

  4. Questionado sobre a chance de se fazer o anúncio ainda nesta semana, respondeu que há "uma boa chance". O presidente em exercício ainda explicou que acredita que o derramamento ocorreu durante o que chamou de "injeção de porão":

   5. — Acho que o cara fez uma injeção de porão, pela quantidade de óleo que foi lançada. Acho. Ele tira um pouco do óleo. Por exemplo, está com um problema de flutuação, de balanço e tira um pouco do óleo para aumentar a estabilidade.
                                                               ******
   6. O procurador-geral da República, Augusto Aras, encaminhou, nesta quarta-feira (30), o ofício 2134/2019/GM, assinado pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, à Procuradoria da República no Rio de Janeiro em razão da ausência de possíveis investigados com foro por prerrogativa de função no Supremo Tribunal Federal (STF). 

   7. No mesmo documento, Aras juntou cópia da notícia de fato (NF 1.00.000.022303/2019-46) para adoção das medidas necessárias à instauração e acompanhamento de inquérito policial destinado à apuração dos ilícitos, os quais, em tese, podem configurar os crimes de obstrução à Justiça, falso testemunho, denunciação caluniosa, bem como o tipo penal do art. 26 da Lei 7.170/1983, praticados em desfavor do presidente da República.

   8. O Governo do Estado realiza uma série de ações que integram a programação do Novembro Negro em 2019 e a primeira delas é a abertura oficial das atividades que acontece na próxima sexta-feira (1º), na sala principal do Teatro Castro Alves (TCA), a partir das 19h. 

   9. O evento promovido pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) contará com a apresentação do espetáculo ‘Tempos Negros: a legítima Viagem’ do Bando de Teatro Olodum.

   10. Além da peça, haverá participações especiais da cantora Majur, dos blocos afro Ilê Aiyê, Olodum, Malê Debalê, Bankoma, Os Negões, além da Banda Erê e Banda Didá. O acesso do público é gratuito, mas nos ingressos já estão esgotados.  

  11. A secretária de Promoção da Igualdade Racial, Fabya Reis, ressalta realização do evento. “Será um novembro bastante denso e de uma grande articulação institucional. A nossa estreia é com o espetáculo do Bando de Teatro Olodum e diversos artistas neste momento de congraçamento para celebrarmos a chegada do Novembro Negro. 

   12. Além disso, teremos um conjunto de atividades durante o mês que envolverá diversas secretarias e a Procuradoria Geral do Estado (PGE). A PGE fará um grande lançamento em referência aos 30 anos da Lei Caó – aquela que transforma o crime de racismo em inafiançável e imprescritível. É uma agenda que fortalece o nosso instrumento de combate ao racismo”, explica.

   13. O Partido Socialista Brasileiro (PSB), na Bahia, repudia a agressão física contra o presidente da Associação de Árbitros do Estado da Bahia (AEBA) e secretário estadual de Esportes da legenda, Francisco Neto. Ele foi agredido enquanto comandava uma partida de futebol no Centro de Treinamento do Esporte Clube Bahia, no Fazendão, no município de Lauro de Freitas.

   14. Segundo Francisco Neto, em entrevista concedida ao PSB Bahia, nesta quarta-feira (30),  a equipe de jogadores era formada por integrantes da Guarda Municipal e três deles o espancaram, após serem expulsos da partida disputada pelo Campeonato dos Funcionários da Prefeitura de Salvador, no último sábado (26).

   15. A vítima relatou com detalhes a agressão sofrida. “Aos 22 minutos do segundo tempo, eu expulsei um atleta da equipe da guarda e ele ficou transtornado com a expulsão e partiu para cima de mim, colocando o dedo em meu rosto. Eu disse a ele que não tocasse em mim. Ele se revoltou e tentou me dar um soco. Um outro guarda me deu um pontapé por trás e o terceiro me deu uma rasteira [sic]. O soco pegou de raspão, mas feriu minha boca”, detalhou. 

   16. O árbitro ainda conta que componentes das duas equipes, que disputavam a partida, tentaram controlar a situação. A Polícia Militar da localidade de Itinga foi acionada. Os suspeitos de agressão e a vítima foram conduzidos para a 27ª Delegacia de Lauro Freitas, onde foram ouvidos e liberados. Francisco Neto foi encaminhado para exame de corpo e delito e passa bem.

   17. A partir da próxima segunda-feira (4), o TRE da Bahia passa a oferecer serviços eleitorais em cinco Pontos SAC: Caetité, Cícero Dantas, Itaberaba, Mucugê e Tancredo Neves. A abertura do agendamento, no entanto, ocorre já a partir desta quinta-feira (31/10). O atendimento deverá ser marcado pelo SAC Digital, no endereço www.sacdigital.ba.gov.br ou através do aplicativo SAC Digital.

   18. Nos cinco postos serão oferecidos diversos serviços da Justiça Eleitoral. Além do recadastramento biométrico, o eleitor poderá procurar pelos postos para, por exemplo, regularizar o documento, solicitar o alistamento eleitoral (1ª título), a 2ª via título, a certidão de quitação, a guia de recolhimento de multas eleitorais, atualização cadastral, transferência de domicílio eleitoral, dentre outros.

   19. O atendimento nos postos eleitorais ocorre mediante a apresentação de documento oficial de identificação com foto, comprovante de residência atual e o título de eleitor (se o tiver). Para homens com idade entre 18 e 45 anos que pretendem solicitar o primeiro título de eleitor, é necessário levar ainda um documento que comprove a quitação junto a Justiça Militar.

   20. Inovar é palavra de ordem quando associada às práticas organizacionais. Na era atual, considerada como da colaboração, a resolução dos mais variados problemas e desafios requer criatividade. Para discutir o assunto, a Associação Brasileira de Recursos Humanos seccional Bahia (ABRH/BA) realiza seu décimo quarto congresso na quinta (31) e na sexta-feira (01), no Gran Hotel Stella Maris.

   21. Dados do relatório do Fórum Econômico Mundial deste ano apontam que ser criativo é a terceira competência mais desejada pelos recrutadores para a maioria das profissões até 2020. Em sua palestra "Criatividade aliada à estratégia organizacional", a gerente de Comunicação Corporativa do Grupo Sabin, Andrea Pinheiro, vai mostrar que ser uma empresa criativa passa pelo incentivo à formação de uma equipe diversa. Segundo pesquisas recentes, as companhias que investem na diversidade desenvolvem produtos e serviços mais inovadores.  

   22. Com 74% de mulheres em cargos de liderança, o Sabin é uma empresa que investe em inovação e diversidade. Presente nas cinco regiões do Brasil e com mais de 280 unidades de atendimento, o Grupo incentiva a inovação com foco no empoderamento do paciente, na redução de custos e em modelos diferenciados para a melhor gestão da saúde da população. 

   23. Na Bahia, o Sabin opera desde 2009, com unidades em Salvador, Lauro de Freitas, Camaçari, Santo Antônio de Jesus, Barreiras e Luís Eduardo Magalhães. Na capital baiana, a empresa oferece os serviços na área de diagnóstico por imagem, exames análises clínicas, imunização.