Política

Procurador-chefe da AGU REINALDO COUTO recebe Medalha Thomé de Souza

Solenidade aconteceu na última segunda-feira, 30
Da Redação , Salvador | 01/10/2019 às 12:42
Honraria conferida pelo presidente da Casa, Geraldo Jr
Foto: CMS
A mais alta comenda da Câmara Municipal de Salvador, a Medalha Thomé de Souza, foi entregue na noite desta segunda-feira (30) ao procurador-chefe da União no Estado da Bahia, Reinaldo de Souza Couto Filho. A homenagem foi proposta pelo presidente da Casa, vereador Geraldo Júnior (SD), que presidiu a sessão solene no Plenário Cosme de Farias.

“Preciso tomar um curso com Reinaldo para fazer tantas atividades. Seu currículo é quase um livro. Professor universitário, mestre, escritor e procurador chefe da União na Bahia. Hoje, além de nossa Casa, a advocacia pública está em festa por essa justa homenagem”, afirmou Geraldo Júnior. O vereador Carlos Muniz (Podemos) também prestigiou a sessão. 

Nascido em 22 de fevereiro de 1957, em Salvador, Reinaldo Couto Filho é bacharel em Direito pela Universidade Católica de Salvador. Mestre em Direito Privado e Econômico pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), pesquisador do Centro de Estudos e Pesquisa da Universidade Bordeaux, na França, assessor de ministro do Superior Tribunal de Justiça e professor universitário. Reinaldo Couto é um dos grandes escritores de editoras renomadas e reconhecidas, com importantes artigos e livros publicados. 

“Na Idade Média as relações de nobreza eram pautadas pelo sangue e não pelo mérito. Hoje, homenagens como essa, valorizam o ser humano e seus serviços para a sociedade. Recebo essa honraria mais como reconhecimento ao trabalho da AGU do que a mim”, disse o procurador-chefe da Advocacia Geral da União no estado, Reinaldo Couto Filho. 

Entre as autoridades presentes, o comandante do 2º Distrito Naval, vice-almirante André Lima, foi um dos que destacou o lado profissional do procurador. “É um profissional devotado e dedicado à sua atividade. Busca sempre o melhor para o serviço público e o país. Me sinto honrado de participar desse momento”, afirmou o comandante. 
A desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Dalila Andrade, ressaltou o lado humano do homenageado. “Reinaldo tem uma sensibilidade, serenidade e equilíbrio imensos. Como procurador, ele traz muito da pessoa que é, sendo também aguerrido, competente e compromissado”, afirmou a desembargadora que no ato representou a presidente do TRT, desembargadora Maria de Lourdes Linhares. 

A mesa da sessão solene foi composta pelos já citados e mais o coronel Possídio, representando o comandante da 6ª Região Militar, general Marcos Alvim; o Reitor da Ufba, João Carlos Salles; o desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia, Nilson Castelo Branco; a procuradora-chefe da Procuradoria Federal no Estado da Bahia, Ivana Roberta de Souza e o vice-procurador-chefe de gestão do Ministério Público do Trabalho, Marcelo Travassos.

Também fizeram parte da mesa o procurador chefe do Ministério Público da Bahia, Carlos Gomes Carneiro Filho; a vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ana Patrícia Leão; o comandante da Base Aérea de Salvador, coronel aviador Ivan Lucas Karpischin e o comandante geral da Polícia Militar, coronel Anselmo Brandão.