Política

CADE investiga abuso na política de preços das passagens aéreas

Investigação foi aberta após requerimento de Ronaldo Carletto
Agência Web Bahia , Salvador | 10/09/2019 às 13:53
Ronaldo Carletto
Foto: divulgação
Diante do aumento dos preços das passagens aéreas, o deputado federal Ronaldo Carletto (PP) tem demonstrado diariamente sua preocupação com a situação. O parlamentar apresentou um Requerimento para o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) com o objetivo de buscar soluções e não prejudicar ainda mais o consumidor. Após a ação de Carletto, o CADE abriu investigação para apurar abuso praticado na política de preços das passagens aéreas.
Duas investigações estão em andamento. Um Procedimento Preparatório, que analisa o plano de recuperação judicial da Avianca na estrutura do mercado de aviação no Brasil. E um Inquérito Administrativo sobre a majoração das tarifas aéreas. “Infelizmente, tudo leva a crer que as empresas estão agindo em busca de lucros extraordinários e quem sai prejudicado é o consumidor, que deixa de confiar na capacidade do Estado em utilizar mecanismos legais para evitar estes abusos. Investigar o que está acontecendo é de fundamental importância”, salientou Carletto.
O deputado está nessa luta há algum tempo. Ele já havia solicitado ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, e ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes, informações sobre a elevação do valor médio das passagens e os efeitos decorrentes da saída da Avianca da aviação.