Política

Lauro de Freitas ocupa a 147ª posição em ranking do CFA

O empresário Mauro Cardim criticou a gestão de Moema Gramacho e fez propostas para o município.
José Pedro Garcia Castro , Lauro de Freitas | 03/09/2019 às 18:53
Mauro Cardim
Foto: divulgação
Uma pesquisa realizada pelo Conselho Federal de Administração (CFA) demonstra que a cidade de Lauro de Freitas aparece na posição 147ª, no ranking com 155 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes e PIB per capita acima de R$ 28.900, conforme o link (http://igm.cfa.org.br/ranking-grupo-8/Page:140) . O estudo, com base nos dados de 2018, é uma métrica sobre a qualidade da governança pública das prefeituras a partir dos seguintes eixos: Finanças, Gestão e Desempenho.
Lauro de Freitas ocupou as últimas posições com as notas 4,65 no quesito Finanças; 5,72 em Gestão e 4,77 no quesito Desempenho.
Diante disso, o empresário Mauro Cardim critica a gestão “desastrosa” de Moema Gramacho e faz propostas para o município.  Segundo ele, Lauro de Freitas é a 7ª economia do Estado da Bahia "e, portanto, não deveria estar nesta posição no ranking".
De acordo com Cardim, “Lauro de Freitas não precisa agora de um nome para a sucessão municipal. A cidade necessita de um projeto de gestão que traga desenvolvimento urbano, econômico e sustentável. Não temos que ficar antecipando o debate eleitoral”, disse.
Cardim defende também o turismo para alavancar a economia da cidade.  “Com a criação de um pier, com uma vila gastronômica para gerar emprego e lazer para as pessoas”, sugeriu.
Além disso, ele acredita que a tecnologia é uma importante ferramenta para a capacitação dos jovens nos novos desafios do mercado de trabalho. E aposta na disseminação dos laboratórios de robótica. “O primeiro que nós implantamos foi na Lagoa dos Patos. Um projeto que beneficia 70 crianças e adolescentes e até o final de 2020 esse número vai aumentar para 200”, informou. Ele faz uma referência a um projeto implantado por sua gestâo à frente da Secretaria Municipal de Planejamento, em 2018, em parceria com a Campus Party.