“Centro de Convenções e Instituto do Cacau abandonados serão o legado de Rui”, diz Sanches
Paulo Dantao , Salvador |
03/09/2019 às 19:03
O deputado estadual Alan Sanches disse hoje que a situação atual em que se encontra o prédio do Instituto do Cacau, no Comércio, “é um crime contra a cultura, um verdadeiro descuido com os nossos monumentos históricos”.
Segundo Sanches, o prédio, que é um dos mais representativos de Salvador, corre o risco de desabar. “Já vimos esse filme quando o governo estadual abandonou o prédio do Centro de Convenções, em Armação, cuja estrutura permanece entregue aos ratos. Agora, vemos mais um monumento abandonado pelo governador, o Instituto do Cacau, depois de muito dinheiro gasto com propaganda oficial informando o início das obras para recuperação estrutural desse monumento histórico”, aponta o deputado, para quem “o governo Rui Costa é uma fraude: o Centro de Convenções e o Instituto do Cacau abandonados serão o legado desse governo”.
Considerado um marco da arquitetura moderna, com linhas consideradas avançadas para o ano em que foi inaugurado – 1936, o projeto do Instituto do Cacau foi assinado pelo arquiteto alemão Alexander Buddeus, em 1932. Desde que pegou fogo, há cerca de sete anos, a estrutura segue em situação de abandono.
Em 2017, a Secretaria de Administração do Estado (SAEB) anunciou a Construtora AMF Engenharia e Serviços como vencedora de uma concorrência pública, no valor de R$ 1,77 milhão, que deveria cuidar da recuperação da laje da cobertura e da casa de máquinas do edifício, que também foram atingidas pelo incêndio.
“Nada parece ter sido feito. Os últimos andares estão escorados com vigas de metal e a empresa que faz esse serviço alega não ter recebido o pagamento devido pelo governo, uma dívida de R$ 2,5 milhões”, afirma Sanches. “O mais inacreditável é que o governador chegou a anunciar que construiria um centro de convenções no prédio do Instituto do Cacau”, recorda o deputado..