Política

Militante do Movimento Sem Teto é lançada para Diretório Salvador PT

Corrente EPS do PT quer comandar o partido na Bahia
Da Redação ,  Salvador | 26/07/2019 às 11:47
Deputado Jacó com Cema Mosil
Foto:


Mais conhecida como Cema Mosil, a professora Iracema Moura foi a escolhida por militantes da Esquerda Popular Socialista (EPS), tendência interna do Partido dos Trabalhadores na Bahia, que compõem o campo nacional Optei, para a presidência do Partido dos Trabalhadores em Salvador. O anúncio da candidatura foi feito nesta sexta-feira (26), dias depois da divulgação do nome do deputado estadual Jacó para a presidência do PT estadual. 

Formada em Física pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) e educadora infantil, Cema Mosil é uma das dirigentes do Movimento dos Sem Teto de Salvador (MSTS), onde comanda a Diretoria Nacional de Habitação Reforma Urbana, Agrária, e Mobilidade Urbana, liderando milhares de militantes. 

É também uma das idealizadoras do "Presença", um projeto que, através da criação e distribuição de bonecos de pano nos espaços públicos, busca  chamar a atenção da sociedade para a segurança durante a infância e uma cultura própria desta fase da vida - que valorize a brincadeira, a criatividade, o lúdico, sem excesso de consumo.

Cema Mosil é, segundo o deputado Jacó, "mulher de luta, sem passivo, cria dos movimentos sociais, com natural capacidade de liderança e poder de diálogo com o partido e o governo ". 

O ex-deputado estadual e Superintendente de Políticas Territoriais e Reforma Agrária da Sutrag/SDR, Yulo Oiticica, diz que a candidatura de Cema representa a opção do PT pelos movimentos sociais e o empoderamento da mulher na politica. Opinião também partilhada pelo secretário nacional de Movimentos Populares do PT, Ivan Alex: "Cema Mosil é a certeza de um diálogo do PT com os movimentos sociais na cidade, uma companheira que tem uma trajetória de luta e organização da luta pela reforma urbana".  

Para a coordenadora executiva de Desenvolvimento Agrário (CDA), Renata Rossi, a candidatura de Cema para o diretório municipal deve ser vista à luz da questão fundiária, tema fundamental para se falar sobre direitos e políticas públicas. "Isso vale tanto para o meio rural como para as cidades. Aqui em Salvador, Iracema representa a luta pela moradia e direito à terra urbana. Estamos juntas!", diz.

A escolha dos dirigentes do PT baiano, estadual e municipal, ocorre em setembro, durante o 7º Congresso do Partido.