Vale observar, também, que o Planserv reduziu a cota de atendimento dos servidores através dos médicos. Ou seja, quando a cota mensal do médio é preenchida ele para de atender.
Da Redação , Salvador |
17/07/2019 às 12:54
Rui Costa durante inauguração de novos leitos do HM
Foto: Manu Dias
Em Salvador, durante a inauguração de 27 novos leitos do Hospital da Mulher, o governador Rui Costa (PT) afirmou nesta quarta-feira, 17, que não descarta promover novas alterações nas aposentarias dos servidores estaduais. O chefe do Executivo baiano disse que vai aguardar o resultado da votação da reforma da Previdência no Senado, onde poderão ser incluidos estados e municípios nas mudanças previdenciárias.
“Só deixando aprovar a reforma para analisar eventualmente o que poderá fazer ou não aqui. Vou aguardar a conclusão”, afirmou. Fez a ressalta de que o governador da Bahia não pede a inclusão de Estados e municípios na reforma, pois, segundo afirmou, não resolverá o déficit de R$ 4,8 bilhões da Previdência no estado.
“Eu quero reiterar que não é um pleito meu a inclusão de Estados e municípios. Eu não faço esse pleito”, acrescentou. Em 2018 foi aprovado na Assembleia Legislativa o projeto que aumentou a contribuição de servidores ativos e inativos de 12% para 14%. Rui também comentou o racha em sua base política em Brasília onde deputados do PP e PSD votaram a favor da reforma da previdência e disse que não pode entrar em todos os detalhes da política.
Hospital da Mulher ganha 27 novos leitos cirúrgicos
O Hospital da Mulher (HM) abrigou, nos últimos dois anos e meio, 23 mil cirurgias e a tendência é que este número seja ainda maior daqui por diante, já que a unidade, localizada no Largo de Roma, em Salvador, passa a contar com 27 novos leitos cirúrgicos.
“Essa é uma das obras que mais me dá orgulho de ter feito, pelo cuidado especial com as mulheres, pra tratar as doenças específicas que alcançam as mulheres do estado da Bahia. Essa ampliação do número de leitos faz do Hospital da Mulher da Bahia o maior e melhor Hospital da Mulher do país”, afirmou o governador Rui Costa, que assinou a ordem de serviço para a construção do Centro de Atenção Psicossocial em Pau da Lima.
O Hospital da Mulher, que é administrado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), é referência para moradoras da capital e de todo o interior da Bahia. Com a intervenção, a unidade amplia a capacidade de cirurgias em 25%. Além disso, sai dos atuais 136 leitos cirúrgicos para 163 vagas do tipo. Segundo o titular da Sesab, Fábio Vilas-Boas, o equipamento vai passar por mais mudanças. "Em breve, anunciaremos mais uma ampliação aqui no HM e a unidade vai passar a ter mais de 200 leitos dedicados às doenças exclusivas das mulheres, fazendo da Bahia o Estado mais eficiente em atenção à saúde da mulher no Brasil"
De acordo com o diretor médico da unidade, Paulo Sérgio Andrade, essa ampliação é fruto da eficiência do HM. "Como o hospital se tornou uma grande referência no atendimento à saúde da mulher, nossa capacidade instalada precisou dessa ampliação para atender, com ainda mais rapidez, as pacientes. Essa obra, com certeza, vai trazer uma grande contribuição para a população feminina baiana", destacou o dirigente.