Política

CÂMARA DE SALVADOR EMPOSSA NOVOS SERVIDORES COM GERALDO JR

Ato será dirigido pelo presidente Geraldo Júnior, às 14h, no Salão Nobre da Casa
Da Redação , Salvador | 03/07/2019 às 10:32
PRESIDENTE da CMS no encerramento da solenidade ao 2 de Julho
Foto: Valdemiro Lopes

O presidente da Câmara Municipal de Salvador, vereador Geraldo Júnior (SD), dá posse hoje (3) a 14 novos servidores aprovados no concurso público da Câmara Municipal de Salvador. A cerimônia será às 14h, no Salão Nobre da Casa. "O sonho virou realidade e daremos posse aos 14 primeiros aprovados no concurso público. Até o final do ano, teremos 34 aprovados convocados”, diz Geraldo Júnior.

As nomeações foram publicadas no Diário Oficial do Legislativo do último dia 28 de junho. Os novos servidores serão empossados nos cargos de Assistente Legislativo Municipal, Analista Legislativo Municipal nas áreas de Gestão de Pessoas, Área Legislativa, Taquigrafia, Gabinete da Presidência e Secretaria de Cerimonial. Entre os convocados, há dois cotistas, um portador de necessidade especial e outro afrodescendente.

No concurso realizado em fevereiro de 2018, a Câmara ofereceu 60 vagas, sendo 26 para nível médio e 34 para nível superior, com reserva de 30% das vagas para negros e 5% para portadores de necessidades especiais.
 
Outros três aprovados no concurso já foram convocados e estão em fase de realização de exames e apresentação de documentos.  

ENCERRAMENTO DO 2 DE JULHO

O encerramento da parte oficial da celebração ao 2 de Julho, ocorrido na tarde desta terça-feira, mais uma vez contou com a representação da Câmara Municipal de Salvador. Após marcar presença na primeira etapa do cortejo, que saiu do bairro da Lapinha até da Praça Municipal, o vereador Geraldo Júnior (SD), presidente da Casa, deu continuidade ao rito em eventos que integram o calendário da festa popular que celebra a Independência do Brasil na Bahia.

O primeiro compromisso do chefe do Legislativo municipal foi no Comando do 2º Distrito Naval, no Comércio, onde, ao lado de diversas autoridades, acompanhou o hasteamento das bandeiras de Salvador, da Bahia e do Brasil no Forte de São Marcelo.

Na oportunidade, o presidente destacou a importância das homenagens ao 2 de Julho como forma de fortalecer o estado democrático através do reconhecimento aos “heróis baianos que marcaram a independência da Bahia e do Brasil”.

Participaram da solenidade o vice-governador João Leão, o secretário de Educação, Jerônimo Rodrigues; e o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), deputado estadual Nelson Leal (PP).

 
Resgate da história

Em seu primeiro ano à frente da Casa Legislativa, Geraldo Júnior afirmou que é dever do Poder Público estimular eventos como o 2 de Julho. “É função do ente público, da Câmara de Vereadores, reverberar isso para a sociedade, para que os mais novos possam resgatar a história de heróis que contribuíram para que a Bahia e o Brasil tivessem o laço da independência como marco histórico da democracia, da civilidade e da liberdade”, frisou.

O ato de hasteamento das bandeiras foi realizado pelo prefeito ACM Neto, pelo vice-governador João Leão e pelo presidente da AL-BA, Nelson Leal.

Também participaram dos eventos de encerramento o comandante da Base Aérea, coronel aviador Ivan Lucas Karpischin; o comandante da 6ª Região Militar, general Marcos Silva Alvim; o comandante do 2º Distrito Naval, vice-almirante Marcelo Francisco Campos; o coronel Francisco Luiz Telles, comandante do Corpo de Bombeiros Militar; e o comandante-geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Anselmo Brandão.


“Patrimônio do Povo”


A chegada do caboclo e da cabocla ao Largo do Campo Grande, por volta das 16h30, anunciava o encerramento da festa de 2 de Julho, que teve este ano o tema “Patrimônio do Povo”. A cerimônia acompanhada por centenas de pessoas teve desfecho com o acendimento do fogo simbólico, realizado pelo atleta olímpico de natação Edvaldo Valério.

Presidente da Fundação Gregário de Mattos, organizadora da festa, Fernando Guerreiro avaliou positivamente o evento em 2019. “Este ano foi muito especial, com uma participação popular enorme, principalmente, na parte da tarde. O Campo Grande está lotado”, observou. O caboclo e a cabocla retornam para a Lapinha no próximo domingo (7), encerrando oficialmente a celebração. 

Bandas de música da Marinha, Exército, Aeronáutica e Corpo de Bombeiros Militar executaram, acompanhadas do Coral da PM-BA, os hinos da Independência da Bahia (2 de Julho) e Nacional.