Clima pesado em Brasília com resposta ao presidiário Lula da Silva. Bolsonaro disse que Lula está dando entrevista quando deveria só dar depoimento.
Da Redação , Salvador |
14/06/2019 às 14:46
Bolsonaro ironiza Lula e general pede prisão perpétua
Foto: Marcos Correia
O clima em Brasília está ficando mais quente. O presidente Jair Bolsonaro respondeu com ironia às declarações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que pôs em dúvida o atentado a faca sofrido pelo então candidato ao Palácio do Planalto em Juiz de Fora (MG), em setembro do ano passado. Disse no café da manhã com jornalistas que cobrem o Palácio do Planalto, que da barriga de Lula "deve ter muita cachaça", rebatendo a menção do petista à ausência de sangue após o ataque contra ele.
As declarações do petista foram dadas em entrevista transmitida na quinta-feira pela emissora TVT. - Eu, sinceramente...aquela facada tem uma coisa muito estranha, uma facada que não aparece sangue, que o cara é protegido pelos seguranças do Bolsonaro - comentou Lula, na entrevista.
Jair Bolsonaro demitiu em 13 de junho Carlos Alberto dos Santos Cruz da Secretaria de Governo da Presidência. A decisão foi atribuída por um auxiliar do presidente a uma "falta de alinhamento político-ideológico" e embates com outros integrantes do governo. Ele foi alvo constante de Carlos Bolsonaro (PSC-RJ) e da ala ideológica do governo.
PRISÃO PERPÉTUA
O chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), General Heleno, que participava do encontro do presidente com jornalistas, comentou as declarações de Lula.
- O presidente comentou que eu o trato de "senhor". Por que eu trato de "senhor"? Porque eu quero dar o exemplo de uma instituição que, na minha opinião, se não é a mais importante do país, está entre as três mais importantes. É o presidente de um Poder eleito pelo povo, que merece o respeito de toda a sociedade - disse Heleno, levantando a voz em seguida.
- Na minha opinião, e eu sempre tive essa opinião. É minha, hein? Não é do presidente, é minha: um presidente da República desonesto tinha que tomar uma prisão perpétua. Isso é um deboche com a sociedade. Um presidente da República desonesto destrói o conceito do país. Isto é o cúmulo, ele ainda aventar a hipótese da facada ser mentira. E será que o câncer dele foi mentira? E o câncer da dona Dilma foi mentira? Alguém disse pra ele isso aí, teve peito de dizer isso pra ele? Isso é uma canalhice típica desse sujeito - disse antes de finalizar:
- Típica desse sujeito. Não mereceu jamais ser presidente da República. O presidente da República é uma instituição quase sagrada. Eu tenho vergonha de um sujeito desse ter sido presidente da República - completou Heleno, que chegou a bater na mesa durante sua fala.