Política

Semana no Legislativo será marcada por sessões no plenário

No plenário da Casa está programada uma homenagem aos bombeiros que atuaram no resgate às vítimas da tragédia de Brumadinho
Ascom ALBA , Salvador | 10/06/2019 às 10:25
Semana no Legislativo será marcada por sessões no plenário
Foto: divulgação
A Assembleia Legislativa realiza nesta terça-feira (11) a audiência pública Encarceramento da Juventude Negra. Trata-se de um trabalho desenvolvido pelas comissões de Direitos Humanos e Segurança Pública e a Especial da Promoção da Igualdade. Proposto pelo deputado Hilton Coelho (Psol), o evento acontecerá na sala de comissões Herculano Menezes a partir das 10h.
No plenário da Casa está programada uma homenagem aos bombeiros que atuaram no resgate às vítimas da tragédia de Brumadinho, proposta pelo deputado Capitão Alden (PSL), a ser realizada às 14h30 da quinta-feira (13). No mesmo local e dia, porém às 10h, será realizada a entrega da Comenda 2 de Julho a Ednaldo Rodrigues Gomes, proposta pelo deputado Jânio Natal (Podemos). Na sexta-feira (14), também às 10h, será feita a outorga do título de Cidadã Baiana a Maria Helena Matue Ochi Flexor, proposta pela deputada Maria del Carmen (PT).
Uma reunião com membros da Igreja Quadrangular, com o objetivo de tratar da regulamentação da profissão de médicos naturopatas, foi agendada pelo deputado Pastor Tom (PSL)) para acontecer no Auditório Jornalista Jorge Calmon, segunda-feira (10), às 14h. O espaço também está programado para receber, na terça-feira, às 9h, a audiência pública “Incomode: O preço do seu descaso é a minha vida”, proposta pelo deputado Hilton Coelho.
Para a quarta-feira (12), às 9h, o Auditório Jorge Calmon abriga o debate Modernização do Sistema de Segurança Pública – Policiais Civis, também proposto por Hilton Coelho. Na quinta-feira, às 9h30, será realizado no auditório o ato comemorativo aos 30 anos da Associação de Escolas de Educação Comunitária da Bahia, proposto pela deputada Olívia Santana (PC do B).
FISCALIZAÇÃO — Nesta segunda-feira (10), os deputados membros das comissões de Meio Ambiente; de Infraestrutura, Desenvolvimento e Turismo, e de Acompanhamento e Fiscalização de Barragens da Assembleia Legislativa da Bahia se deslocam para Monte Santo, município localizado a 352 km de Salvador, no Nordeste do estado, para inspecionar a Barragem Cariacá. A visita, que também contará com a presença de técnicos do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) de Fortaleza, responsável pela atualização do projeto de recuperação da barragem, ocorre a pedido do deputado estadual Laerte do Vando (PSC), vice-presidente da Comissão Especial de Fiscalização de Barragens.
Na pauta da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), está programada a apreciação de dez projetos de lei, três deles com parecer favorável: o de número 23.103/2019, do deputado Hilton Coelho, que “institui o dia 20 de junho como o Dia Estadual de Luta Contra o Encarceramento da Juventude Negra”; o 20.376/2013, do deputado Pedro Tavares (DEM), que “dispõe sobre a divulgação do serviço de Disque Denúncia Nacional de Violência contra a Mulher, no âmbito do Estado da Bahia”; e o 23.080/2019, do deputado Bobô (PC do B), que “Institui a política estadual de turismo comunitário no Estado da Bahia”.
A Comissão de Finanças, Orçamento, Fiscalização e Controle apreciará o parecer favorável do deputado Bobô ao Ofício 1.743/2016, procedente do Tribunal de Contas do Estado (TCE). O documento encaminha a prestação de contas e o relatório anual de atividades daquele órgão referente ao exercício de 2015.
A Comissão de Defesa do Consumidor e Relações de Trabalho analisará o projeto de lei 20.191/2013, do deputado Jurandy Oliveira (PP), que “dispõe sobre o tempo máximo de espera para usuários particulares ou oriundos de convênios e planos, em consultas realizadas por profissionais da área de saúde, com horário marcado, bem como nos casos de estabelecimentos que realizem atendimento de urgência e emergência”. O PL tem parecer favorável, com emenda, do relator Vitor Bonfim (PL).
Já a comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento e Turismo analisará o parecer favorável a dois projetos de lei. O PL 22.520/2017, do deputado Pedro Tavares, “dispõe sobre medidas de prevenção e combate ao abuso sexual contra mulheres nos meios de transporte coletivo do Estado da Bahia”; e o PL 21.365/2015, do deputado Alex da Piatã (PSD), que “dispõe sobre a disponibilização de informações sobre a partida e chegada de ônibus nos terminais intermunicipais e interestaduais de passageiros, em todo o Estado da Bahia”.