Política

Sonia Guajajara visita acampamento no CAB e apoia mobilização

Ela reforçou que a luta indígena não é em vão e que tem dado resultados
Ascom Jaco , Salvador | 07/05/2019 às 18:43
Sonia Guajajara visita acampamento no CAB e apoia mobilização
Foto: divulgação

A ex-candidata à vice-presidência da República pelo Psol, Sônia Guajajara, foi uma das principais presenças, nesta terça-feira à tarde, no primeiro dia do 3º Acampamento dos Povos Indígenas da Bahia, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Ela reforçou que a luta indígena, independentemente de etnia, não é em vão, e que tem dado resultados.

"Precisamos superar todas as nossas diferenças e nos manter em estado de mobilização. Momento não é só de lutar por direitos, mas de lutar pela nossa existência. Esse governo (Bolsonaro) não é forte o suficiente e acaba recuando. Recuou na municipalização da saúde e está quase recuando na questão da Funai".

A coordenadora executiva da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) comemorou o fato de o Governo ter engavetado o projeto de extinção da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e ter acenado com uma possível volta da Funai para a pasta da Justiça.

Guajajara anunciou que, em agosto, em Brasília, acontece a 1ª Marcha das Mulheres Indígenas e comentou os cortes recentes na educação brasileira. "Nossa pauta maior é a demarcação de terras, mas tudo que é política social tem a ver com a gente, porque também somos cidadãos".

O deputado estadual Jacó (PT) também visitou o 3º Acampamento dos Povos Indígenas da Bahia, nesta terça, e levou seu apoio à luta indígena, uma das bandeiras do seu mandato. Até o dia 10, centenas de representantes e líderes de etnias estarão reunidas no CAB para debater questões como saúde, educação e território.