Política

Câmara concede medalha Thomé de Souza ao coronel Marinho

Ex-comandante da 6ª Região Militar foi homenageado em sessão solene dirigida pelo vereador Henrique Carballal
Câmara de Vereadores , Salvador | 07/05/2019 às 06:37
Câmara concede medalha Thomé de Souza ao coronel Marinho
Foto: divulgação

O subcomandante da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais do Exército Brasileiro, coronel João Henrique da Silva Marinho, foi homenageado na noite desta segunda-feira (6), pela Câmara Municipal de Salvador. O coronel, que ocupou até janeiro deste ano o posto de Chefe do Estado-Maior da 6ª Região Militar, recebeu em sessão solene presidida pelo vereador Henrique Carballal (PV), a Medalha Thomé de Souza. A atividade aconteceu no Plenário Cosme de Farias e contou também com a participação dos vereadores Isnard Araújo (PHS) e Fábio Souza (PHS).

“Para mim é uma honra poder homenagear o coronel Marinho. Nós todos temos que reconhecer as Forças armadas como uma defensora da nossa soberania. É preciso que o povo brasileiro reconheça a importância dos homens e mulheres que atuam na defesa do nosso país’, disse Henrique Carballal.

O vereador agradeceu ao coronel por seu trabalho à frente da 6ª Região Militar. “Sinta-se abraçado por toda cidade que reconhece e agradece por sua vida, que faz diferença em outras tantas”, afirmou Carballal.

Nascido em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, o homenageado disse que desde que soube que seria agraciado com a comenda teve certeza de que cumpriu seu papel na cidade. Hoje ele exerce sua função em seu estado natal. “Sinto falta de tudo que Salvador me proporcionou nesses dois anos. Sua gastronomia, o calor do povo, o sossego dessa cidade e suas belezas naturais”, pontuou o coronel.

“A honra é inenarrável. Estou aqui hoje recebendo um reconhecimento da Casa do Povo de Salvador, quarta capital do país, isso tem uma importância e simbolismo muito grande. É a coisa mais importante que aconteceu na minha vida nos últimos anos”, disse o homenageado ingressou no Exército em 1990, por meio da Escola Agulhas Negras.

O comandante da 6ª Região Militar, general de Divisão Silva Alvim, destacou a eficiência do coronel na condução da tropa em Salvador. Junto com a esposa do homenageado ele foi responsável pela entrega da honraria.  “O coronel Marinho foi meu chefe por um ano. Ele exerceu essa função com muita eficiência. Deixou como exemplo para nós a sua lealdade e camaradagem. É uma homenagem merecida”, ressaltou o general.

Também fizeram parte da mesa, o desembargador Balthazar Miranda Saraiva.