Muitas pessoas participaram do protesto
Tasso Franco , da redação em Salvador |
06/05/2019 às 16:46
Protesto no Vale do Canela
Foto: REP DA TV BAHIA
Os deputados estaduais Robison Almeida (PT), Jacó (PT), Adolfo Menezes (PSD) e Olivia Santana (PCdoB) repercutiram no plenário da Asssembleia Legislativa nesta segunda-feira, 6, os protestos em que participaram pela manhã no Campus da Federação contra o corte de verbas da UFBA praticados pelo MEC e que prejudicam o desempenho da Universidade.
Não faltaram criticas ao presidente JairBolsonaro e o deputado Adolfo Meneses destacou que o mais lamentável, ainda, é saber que se trata de um corte ideológico e destacou que o "presidente tem demonstrado que não possui as minimas condições de governar o país".
Já o deputado Robison Almeida (PT) pregou um "fora Bolsonaro" imitando o refrão que usado contra FHC e disse que o corte de verbas federais na UFBA atinge R$55 milhões e poderá inviabilizar a Universidades. A deputada Olivia Santana (PCdoB) também fez duras criticas ao presidente e disse que o momento é de vergonha.
Nenhum deputado defendeu Bolsonaro e havia um do PSL na sessão. Também nenhum deputado comentou a greve dos professores nas Universidades Estaduais.
PROTESTOS
Estudantes, professores, parlamentares e integrantes de movimentos sindicais realizaram um protesto, na manhã desta segunda-feira (6), em Salvador, contra o bloqueio de R$ 37,3 milhões em verbas da Universidade Federal da Bahia (UFBA), anunciado na última semana pelo Ministério da Educação (MEC).
O grupo se concentrou na Faculdade Educação da UFBA, no Vale do Canela, por volta das 9h. Depois, a passeata teve início e seguiu pela Avenida Reitor Miguel Calmon, uma das mais movimentadas de Salvador.
Durante a caminhada, com cartazes e faixas de protesto, o grupo ocupou todas as faixas da via. O trânsito ficou trânsito travado na região. Os veículos só conseguiam andar à medida em que o protesto avançava pela avenida. Concentração final na reitoria.