Política

LIDER DA OPOSIÇÃO NA VENEZUELA LEOPOLDO LÓPEZ se asila na Espanha

Ele e a familia deixaram a Embaixada do Chile e foram para a Embaixada da Espanha. Com El Diário de Caracas
Da Redação , Salvador | 01/05/2019 às 09:48
Leopoldo Lópes estava condenado a 14 anos de prisão
Foto:

O líder da oposição venezuelana, Leopoldo López, e sua família deixaram a residência do embaixador do Chile em Caracas na terça-feira e se mudaram para a embaixada espanhola, disse o chanceler chileno, Roberto Ampuero.

O ministro chileno disse em sua conta no Twitter que é uma "decisão pessoal" de López e sua esposa, Lilian Tintori, considerando que a embaixada do Chile na Venezuela já hospeda outros dois convidados.

Ampuero também enfatizou em sua mensagem que López e Tintori têm "ancestralidade espanhola".

O casal entrou nesta terça-feira com uma de suas filhas, de 15 meses, na legação diplomática chilena em Caracas, onde permaneceram por algumas horas como convidados.

Poucas horas antes, Lopez, que cumpria uma sentença de quase 14 anos de prisão sob prisão domiciliar, foi libertado por militares com um "perdão presidencial" por Juan Guaidó, reconhecido como presidente encarregado de mais de cinquenta países.

A embaixada do Chile em Caracas tem dois outros convidados desde 2017: o deputado Freddy Guevara e Roberto Enríquez, presidente do Partido Social Cristão (COPEI).

Antes que Leopoldo López e sua família decidissem se mudar para a embaixada espanhola, o ministro das Relações Exteriores chileno indicou que eles poderiam permanecer na residência do embaixador chileno durante o tempo que julgassem adequado.

A Venezuela tem experimentado um alto pico de tensão política desde janeiro passado, quando Nicolás Maduro jurou um novo mandato de 6 anos que não é reconhecido pela oposição e parte da comunidade internacional, e Guaidó proclamou um governo interino com o apoio de mais de 50 países.