Política

PROFESSORAS/ES DA UNEB DECIDEM POR MANUTENÇÃO DA GREVE

Com informações da Aduneb
da Redação , Salvador | 26/04/2019 às 12:14
Sem acordo, professores seguem em greve
Foto: ADUNEB
A greve das/os professoras/es da Uneb seguirá em toda a Bahia até que o governo estadual faça uma proposta que contemple as reivindicações da categoria. Essa foi a deliberação aprovada pela assembleia docente, realizada na tarde desta quarta-feira (24), no Campus I da universidade, em Salvador.

Segundo a coordenação da ADUNEB, embora a mesa de negociação tenha iniciado, a proposta divulgada na imprensa pelo governo, na terça-feira (23), ainda está longe de contemplar as necessidades da categoria e das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba). Um dos pontos da pauta que o governo abriu diálogo diz respeito aos direitos trabalhistas. Porém, as promoções, por exemplo, o número sugerido para Uneb e Uesb não contemplam todos as/os professoras/es que aguardam na fila e, atualmente, são desrespeitados. Quanto às alterações de regime de trabalho, houve o aceno sobre a possibilidade de implantação, mas sem uma proposta concreta, até o momento.
 
Sobre a questão orçamentária, o governo divulgou a liberação de R$ 36 milhões, que deverão ser repartidos entre as quatro universidades estaduais da Bahia. A coordenação da ADUNEB esclarece que tal recurso não representa acréscimo financeiro, e sim a antecipação de uma parte do orçamento já previsto para este ano. Apenas nos últimos dois anos mais de R$ 110 milhões foram contingenciados das Ueba. Os dados são da Assessoria Técnica de Finanças e Planejamento – Asplan / Uesb.