As eleições de Israel estão entrando na reta final com uma contagem de votos na quarta-feira de manhã. Com informações do Jerusalém Post.
Tasso Franco , da redação em Salvador |
10/04/2019 às 08:06
Primeiro ministro Benjamin Netanyahu
Foto: Y Net News
Parece agora que o partido Likud do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu tem um caminho claro para construir uma coalizão de direita. Essa coalizão consistiria de Likud (35), Shas (8), Judaísmo da Torá Unidos (8), União dos Partidos da Esquerda (5), Yisrael Beytenu (5) e Kulanu (4), para um total de 65 assentos.
A oposição provavelmente será composta por Azul e Branco de Benny Gantz (35), Hadash-Ta'al (6), Mão de Obra (6), Meretz (4) e UAL-Balad (4), com 55 lugares no total. .
Os dados eleitorais foram disponibilizados no início da manhã através do site do Central Elections Council, dando aos israelenses a oportunidade de ver os resultados de cada cidade, cidade - e até urnas específicas.
Tel Aviv Yafo
Sem surpresa, a facção azul e branca de Benny Gantz ganhou em Tel Aviv-Yafo com quase 46% dos votos. O Likud ficou em segundo com 19%, seguido pelo Meretz de extrema-esquerda com 9% e o mais de centro-esquerda com 8,5%
Jerusalém
O Likud obteve o maior número de votos em Jerusalém, com quase 25%. O Judaísmo da Torá Unidos, a facção ultra-ortodoxa Ashkenazi, recebeu 23%, enquanto os Shas Sefarditas ultra-ortodoxos receberam 14%. Azul e Branco tiveram 12%, e a União dos Partidos da Direita ganhou 7%.
Beersheba
Quase o oposto de Tel Aviv, o Likud obteve 43% dos votos em Beersheba, superando os 18% de Azul e Branco, enquanto 9,5% votaram em Yisrael Beytenu.
Haifa
Azul e Branco tomaram Haifa com 33% dos votos, seguido pelo Likud com 24% e Yisrael Beytenu com 7%.
Pessoas participam de cerimônia de iluminação de árvores de Natal em Nazaré (AMMAR AWAD / REUTERS) Pessoas participam de cerimônia de iluminação de árvores de Natal em Nazaré (AMMAR AWAD / REUTERS)
Nazaré
Os moradores de Nazaré, a maior cidade árabe de Israel, votaram 53% para o Hadash-Ta'al e perto de 30% para a UAL-Balad, 7% para a Meretz e 4% para a Blue and White.
A cidade mais setentrional de Israel votou 48% por Azul e Branco. O Likud recebeu 14% e o Trabalhista recebeu 11%
A cidade mais ao sul de Israel votou principalmente no Likud com 43% dos votos. Azul e Branco levaram 26%
No maior assentamento na Cisjordânia, a cidade haredi de Modi'in Ilit, os eleitores optaram por 80% da UTJ e 17% pela Shas. Apenas 0,1% (22 pessoas) votaram em Azul e Branco, e três pessoas votaram no Hadash-Ta'al.
No assentamento haredi Beitar Illit, 63% dos eleitores escolheram a UTJ, enquanto 26,5% votaram no Shas.
Em Ma'aleh Adumim, um assentamento religioso-secular misto nos arredores de Jerusalém, Netanyahu teve uma exibição muito forte com 50% dos votos - mais de 10.000 pessoas. Dez por cento optaram por Gantz, enquanto 8% votaram pelo United Right e apenas 7 por cento pelo New Right.