Política

Câmara de Vereadores do RJ aprova abertura de impeachment para Crivela

A situação do prefeito é crítica pois perdeu a maioria na Câmara
Nara Franco , Rio de Janeiro | 02/04/2019 às 18:53
Crivela pode deixar de ser prefeito do Rio
Foto: DIV
A Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro aprovou, na tarde desta terça-feira (2), abertura de processo de impeachment do prefeito Marcelo Crivella (PRB). Trinta e cinco vereadores votaram pela admissibilidade do processo e 14 contra. Um vereador se absteve. 

O pedido de impeachment é de autoria de Fernando Lyra Reys, fiscal da Secretaria de Fazenda. Ele denuncia suposto crime de responsabilidade por conta da renovação de contratos de mobiliários urbanos em dezembro de 2018.

Com a aprovação da abertura do processo de impeachment uma comissão processante foi formada com três vereadores sorteados que estiveram na sessão: Luiz Carlos Ramos Filho (PTN), Paulo Messina (PROS) e Willian Coelho (MDB).  Crivella terá 10 dias para apresentar sua defesa, após a publicação da admissibilidade no Diário Oficial. A comissão tem até 90 dias para apresentar um relatório.

O documento, após ser concluído, será levado ao plenário da Câmara do Rio e votado. Para ser aprovado, precisa do voto de dois terços dos vereadores. Se aprovado, pode determinar o afastamento de Crivella do mandato. Se rejeitado, o pedido de impeachment é arquivado.