Política

PRINCIPE CHARLES visita Cuba e é o primeiro da família real na ilha

Uma visita hisatórica
Da Redação , Salvador | 25/03/2019 às 10:26
Charles em Cuba
Foto: EPA

O príncipe Charles e a duquesa da Cornualha na noite passada se tornaram a primeira realeza britânica a visitar a Cuba comunista quando aterrissaram em Havana.

Charles e Camilla foram fotografados em frente a um mural dedicado ao guerrilheiro revolucionário Che Guevara momentos depois de pousar na capital cubana no domingo.

Em outro marco, acredita-se que a aeronave Voyager do casal real seja o primeiro avião da RAF a desembarcar na ditadura socialista - que tinha laços estreitos com a Rússia durante a Guerra Fria.

O príncipe Charles, de 70 anos, deu início à histórica visita de quatro dias colocando uma coroa de flores no memorial do herói da independência José Martí, na Praça da Revolução, em Havana.

Ele então visitou um museu dedicado ao poeta e mártir cubano que morreu lutando pela liberdade dos espanhóis em 1895.

A embaixada britânica em Havana descreveu a visita real a Cuba como "um momento histórico".

Ele twittou: "Tudo está pronto para hoje quando TRHs O Príncipe de Gales e A Duquesa da Cornualha chegam em #Cuba para o primeiro oficial #RoyalVisitCuba.

"Um momento histórico para os dois países."
Charles e Camilla vão jantar com o presidente cubano, Miguel Diaz-Canel, antes de fazer um tour pelo distrito colonial restaurado de Havana.

O herdeiro do trono visitará projetos comunitários e de energia verde e revisará um desfile de carros britânicos antigos.

Um porta-voz do casal disse: "Sua Alteza Real está ansiosa para experimentar a cultura e conhecer o povo de Cuba".

A viagem de Charles ocorre três anos depois que o presidente dos EUA, Barack Obama, desembarcou no país para iniciar um novo capítulo para os laços entre os antigos inimigos da Guerra Fria.

Mas desde que Donald Trump assumiu o cargo, os Estados Unidos voltaram à sua estratégia de décadas de tentar pressionar Cuba a mudar, apertando seu embargo comercial incapacitante na ilha.