Política

DIRETORA DE CRECHE ESPÍRITO DA LUZ recebe comenda Maria QWuitéria

Comenda Maria Quitéria foi concedida por iniciativa do vereador Toinho Carolino
da Redação ,  Salvador | 16/03/2019 às 09:41
Comenda Maria Quitéria para Elifânia Levi Fernandes
Foto: Valdemiro Lopes
E
O trabalho social realizado com crianças na Creche Associação Espírito da Luz, no Nordeste de Amaralina, credenciou Elifânia Levi Fernandes a receber, na noite desta sexta-feira (15), da Câmara Municipal de Salvador, a Comenda Maria Quitéria. A sessão solene realizada no Plenário Cosme de Farias foi requerida pelo vereador Toinho Carolino (Podemos).

Na direção da solenidade, o autor da resolução iniciou a sessão convocando o plenário, que estava lotado, a fazer um minuto de silêncio em homenagem às vítimas dois massacres: em Suzano, na grande São Paulo, e nas mesquitas da Nova Zelândia.

Ao justificar a honraria, Carolino destacou a significativa contribuição social desenvolvida pela homenageada. “Trazemos a esta Casa Legislativa, nesta sessão solene, a grande amiga, mãe, que merece nosso respeito e aplauso por seu caráter, atuação e dedicação em favor do interesse público”, afirmou.

Presente na solenidade, o presidente do Podemos na Bahia, João Carlos Bacelar, parabenizou a iniciativa do propositor da sessão solene. “Quando Toinho Carolino pensou nesta homenagem, com certeza estava dizendo: O que eu quero é chamar a atenção da cidade de Salvador para aquele belo trabalho que é feito na Casa de Oração Espírito da Luz e na creche”, destacou, comparando a trajetória de luta de Elifânia com a de Maria Quitéria.
 

Espírito da luz

A Comenda Maria Quitéria é concedida a mulheres que se destacam em atividades que beneficiam o Município. A honraria foi entregue a Elifânia pelo marido, o radialista e diretor da ONG Creche Associação Espírito da Luz, Dilcinei Aris. “Estou leve ao receber esta homenagem, porque ela não é minha. Eu sou apenas uma pessoa que foi escolhida para cumprir uma missão, como o espírito não pode estar aqui, em carne estou aqui para representar o espírito da luz”, disse a homenageada.

Ainda sobre a honraria recebida, lembrou da heroína que denomina a comenda. “Maria Quitéria tentou fazer o melhor, e nós, mulheres iluminadas, estamos tentando dar continuidade a isto”.

A solenidade contou com apresentações de dança de Rose Motta e do balé das crianças da Creche Associação Espírito da Luz.

Além de Bacelar, Dilcinei e a homenageada, a mesa solene contou com as presenças do vereador Carlos Muniz (Podemos), que dirigiu a sessão durante discurso de Carolino; do empresário Adriano Caldas, representando o Centro Espírita Casa de Orações Espírito da Luz; e os professores Elmo Alves Silva e Luciano Silva dos Santos.