Mourão diz que culpa é do governador Camilo, do PT
O Povo , Fortaleza |
05/01/2019 às 11:40
Ônibus só circulam com PMs em comboio
Foto: Mauri Melo
De 1.810 veículos que integram a frota do transporte coletivo de Fortaleza, só cerca de 50 veículos estão em circulação na manhã deste sábado, 5, na Cidade. A informação é do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus). As linhas que já estão em funcionamento não foram informadas pelo órgão.
A frota foi reduzida por causa da série de ataques contra veículos, viaduto, órgãos públicos, agências bancárias e equipamentos de segurança no Estado, que começou na quarta-feira, 2.
Segundo João Luís Marciel, diretor de Operações do Sindiônibus, todos os carros só viajam com policiais embarcados. Ele ressaltou que as linhas são liberadas de acordo com a disponibilidade dos agentes de segurança para acompanhar as rotas.
Na sexta-feira, 4, o órgão havia informado que os veículos circulariam neste sábado em sistema emergencial, com 108 ônibus operando em 41 linhas. João Luís Marciel disse que as empresas de transporte estão prontas para funcionar normalmente, desde que seja possível oferecer segurança para o transporte.
CULPA É DE CAMILO DIZ MOURÃO
O vice-presidente da República, general Hamilton Mourão (PRTB), responsabilizou o governador Camilo Santana (PT) pela violência no Estado. A declaração foi para a revista Crusoé e publicada no site O Antagonista.
"O problema é do governador, que sempre tratou mal a PM. E pelas informações que recebemos, 40% do efetivo da polícia está de férias agora. Como ele pode deixar isso?", disse Mourão, segundo o site.
"Ele quer jogar no colo da gente. É a velha tática do PT", acrescentou o vice-presidente.
Em nota enviada ao O POVO Online, a Polícia Militar do Ceará esclarece que é "inverídica" a informação do general Hamilto Mourão sobre o efetivo da polícia.
Confira nota:
Seria irresponsabilidade do Comando da Corporação liberar 40% do seu efetivo para gozar férias em um único mês. A Coordenadoria de Gestão de Pessoas da PMCE confirmou que de acordo com a Portaria 014/2018 – CAD/CCP/CGP, publicada em Boletim do Comando Geral, nº 163, de 30 de agosto de 2018, apenas 8,33% do efetivo da Corporação pode gozar de férias durante cada mês.A Polícia Militar do Ceará enfatiza ainda, que na manhã de hoje, 04, 371 novos Policiais Militares foram empregados para reforçar a segurança pública do estado, inclusive, todos os dias, estão sendo empregados policiais militares no serviço extra (Indenização de Reforço Operacional / IRSO), além do efetivo administrativo que está sendo convocado para reforçar o policiamento em todo o estado.