Política

Marta Rodrigues critica novamente propaganda da Prefeitura sobre o BRT

Petista acredita que pesquisa do Ibope revela o óbvio sobre desempenho de Rui Costa
Limiro Besnosik , da redação em Salvador | 20/09/2018 às 17:55
Marta: novas críticas ao BRT
Foto: Valdemiro Lopes

A publicidade do BRT, feita pela Prefeitura, é “uma zombação com o povo soteropolitano, pois mostra dados inverídicos para justificar a obra”, disse nesta quinta-feira, 20, a líder da oposição na Câmara de Salvador, vereadora Marta Rodrigues (PT). Para ela, a iniciativa “contraria diversas ressalvas do Tribunal de Contas dos Municípios que, nos relatórios das contas do prefeito de 2015 e 2016, apontam para o gasto excessivo do orçamento com propaganda”.

A petista aponta ainda outras contestações de estudiosos, mostrando que “o prefeito e sua equipe não pesquisaram outros projetos para a cidade, como o da transferência da Estação Rodoviária para Águas Claras. Ele está gastando R$ 820 milhões com uma obra que, em breve, vai ter mais uma de suas justificativas ultrapassadas, como a de ligar à Lapa à Rodoviária, no Iguatemi”.

Ela se refere ao projeto já anunciado pelo governo do Estado de transferir a Estação Rodoviária para a região de Águas Claras, com uma estrutura ainda maior para suprir a demanda reprimida, melhorar o trânsito e gerar conforto para a cidade.

Em sua opinião, a prefeitura mostra “autoritarismo” ao desconsiderar estudiosos que vêm, paulatinamente, demonstrando a má utilização da verba pública para um projeto considerado desnecessário para a cidade.

“O prefeito não ouve estudiosos. Especialistas já mostraram a inviabilidade da construção de quatro elevados, da falta de demanda de passageiros para o local proposto para o BRT, indo contra determinação do Ministério das Cidades. Uma obra superfaturada que vai desestruturar a cidade e se tornar inútil. O prefeito, além de insistir, zomba da inteligência das pessoas ao gastar dinheiro público para uma publicidade excessiva e manipuladora em benefício próprio”, critica.

Pesquisa revela o óbvio

Sobre a recente pesquisa do Ibope, que coloca o governador e candidato à reeleição com 60% das intenções de voto, a parlamentar declarou que os números revelam o “óbvio” e é resultado de muito investimento e trabalho na área social, com foco na saúde e na educação: “Rui criou sete novos hospitais, ampliou e criou novas escolas na Bahia, percorreu os 417 municípios do nosso Estado, é um governo que tem lastro social. O povo sabe quem faz por ele, quem trabalha focado nos direitos do trabalhador, no desenvolvimento para a redução das desigualdades”.

Para ela, as declarações de ACM Neto, na manhã dessa quarta, de que “o país não pode ficar dividido entre a prisão e uma facada” é um exemplo do desespero da direita que está vendo na Bahia e no o Brasil o crescimento do PT apoiado pela população.

“Haddad é um candidato inteligente, preparado e a população está reconhecendo isso, sabe que ele tem lastro social, criou escolas técnicas, universidades e deu um grande salto na educação no País. Neto e seus aliados, que sempre defenderam o atraso e as pautas da elite, estão desesperados”, ressaltou.