Política

Vereadores têm propostas para prevenir incêndios e valorizar cultura

Kannário propõe levar o cinema às escolas e creches municipais
Limiro Besnosik , da redação em Salvador | 14/09/2018 às 17:20
O fogo destruiu casarão na Baixa dos Sapateiros
Foto: Internet - G1

A criação de uma força tarefa para a prevenção de incêndios em Salvador e um programa de cinema das escolas e creches de Salvador está sendo proposta pelos vereadores Ireuda Silva (PRB) e Igor Kannário (PHS). A perrebista elaborou seu projeto de indicação após o recente incêndio ocorrido na Baixa dos Sapateiros e defende a formação de parceria entre o Corpo de Bombeiros da Bahia e a Defesa Civil da cidade para implementar políticas públicas na área.

Ela cita levantamento feito pela Defesa Civil, em 2016, quando se constatou que dos 437 imóveis vistoriados, 362 revelam riscos iminentes, em grau considerado alto, de desabamento e incêndio.

Conforme a edil, a Codesal tem como objetivo, identificar imóveis em risco e alertar os órgãos que cuidam do patrimônio histórico sobre a necessidade de realização de intervenções, de modo a minimizar o risco de acidentes. “Consta no art. 10 da Lei Estadual nº 12.929/13, que o Corpo de Bombeiros pode vistoriar imóveis já habilitados e estabelecimentos em funcionamento para verificar o cumprimento das medidas de segurança”.

Cinema para todos

Kannário argumenta que sua proposição “possibilitará aos nossos estudantes o acesso ao cinema, visando à formação sociocultural no âmbito escolar. Esse acesso contribui para que a nossa juventude consiga expressar ideias, sensações e opiniões de forma mais clara e precisa”. Além disso, aproximaria o jovem da sala de aula e combateria a evasão escolar.

Em sua opinião, “precisamos de novos métodos para atrair os estudantes. Falo sempre na importância da gente aprender brincando e trabalhar com alegria. O cinema nas escolas vai fazer com que o aluno adquira o conhecimento sem, necessariamente, ficar naquele modelo do quadro e das cadeiras enfileiradas”.