A decisão do Governo Federal, de transferir o Ligue 180 (denúncias de violências contra mulheres) para a Ouvidoria do Ministério dos Direitos Humanos foi criticada pela líder da oposição na Câmara de Salvador, vereadora Marta Rodrigues (PT). Em sua opinião, a tentativa de mudança “é reflexo do governo machista”.
Para a petista, a medida “é mais um desmanche de uma conquista obtida com muita luta dos movimentos de mulheres no País. Estamos sob um governo que tenta fortalecer o patriarcado e atacar todas as políticas públicas que garantem o direito das mulheres e combatem o feminicídio”.
Segundo ela, o Ligue 180 é o canal de denúncia e orientação da Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres e presta um serviço especializado, com intenção de orientar e empoderar as mulheres: “É uma porta de entrada para acesso à legislação, que dá subsídios a elas para decidirem ou não pela denúncia. Transferir esse serviço para a Ouvidoria de um Ministério é um retrocesso sem tamanho, que descaracteriza a política pública como um instrumento de apoio”.
Ainda conforme Marta, “estamos vivendo um momento de discurso de ódio e intolerância, que reforça a discriminação por gênero, o machismo. As mulheres não podem perder esse canal importante”.