Secom diz que guarnição da GM foi agredida; APLB diz que a agressão foi da GM
Da Redação , Salvador |
07/08/2018 às 12:08
APLB quis bloquear acesso a SMED
Foto:
Uma guarnição da Guarda Civil Municipal (GCM) foi hostilizada e agredida por mais de 150 manifestantes da APLB ao tentar garantir o acesso de servidores à sede da Secretaria Municipal de Educação (SMED), na manhã desta terça-feira (07), segundo nota da Secom PMS.
Por volta das 10 horas, o diretor da GCM, Maurício Lima, negociava com um representante do sindicato dos professores a sua entrada à SMED, cujos portões estavam acorrentados e trancados com cadeados. Nesse momento, manifestantes começaram um tumulto impedindo o diálogo e hostilizando a guarnição.
A situação se agravou, quando os manifestantes acirraram os ânimos, ameaçando a integridade física do diretor da GCM e dos oito guardas, que o acompanhavam. Houve empurra-empurra e arremesso de objetos à guarnição, que reagiu com técnicas de dispersão.
“O nosso papel foi garantir o direito dos servidores de terem acesso ao trabalho, mas infelizmente prevaleceu a intransigência e o radicalismo de manifestantes que não se pautam em princípios democráticos”, afirmou o diretor da GCM, Maurício Lima.
Em nota, a APLB diz que a agressão partiu dos GMs e que o movimento da associação era pacífico.
A coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Bahia (Aplb), Elza Melo, afirma que o movimento é pacífico e classifica a reação dos guardas municipais como um fato "absurdo".